TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): dois estudos, muita música e uma sugestão.
Um estudo da Kaspersky Lab mostra que 25% das redes de Wi-Fi públicas em todo o mundo estão vulneráveis a ataques e colocam em risco os dados dos utilizadores que as usam.
Jornalista
Rádio Horizonte Algarve/ Tavira
Depois de analisar mais de 31 milhões de hotspots em todo o mundo, a empresa de cibersegurança revela que um quarto de todas estas redes públicas de internet sem fios não estão devidamente protegidas e tudo o que for transmitido através delas está em risco de ser capturado por hackers.
As restantes redes Wi-Fi públicas estão protegidas por algum tipo de mecanismo de encriptação de comunicações, o que torna difícil, mas não impossível, o acesso a dados privados dos utilizadores por parte de criminosos do mundo digital.
Um conselho: não utilize redes de internet sem fios que não peçam palavras-passe para, por exemplo, realizar transferências bancárias ou fazer compras online. A Kaspersky Lab indica que mensagens pessoais, correio eletrónico, credenciais e palavras-passe podem cair nas mãos erradas quando os utilizadores se ligam a redes de acesso livre.
Um estudo da Blancco Technology Group (BTG) indica que iPhones e iPads falham mais do que os dispositivos Android.
Segundo os dados recolhidos, entre julho e setembro deste ano, os iPhone e os iPad registaram um maior número de falhas do que os dispositivos equivalentes do sistema operativo da Google.
No período em análise, 62% dos equipamentos com iOS sofreram algum tipo de falha, comparativamente a 47% dos Android. As aplicações falharam em cerca de 65% dos dispositivos iOS testados. O valor cai para os 25% no caso dos Android.
No entanto, deve referir-se que quando o sistema operativo é atualizado é expectável que algumas das aplicações que o utilizador já tenha no dispositivo estejam desatualizadas e tendam a “crashar”.
A BTG salienta que os dados costumam variar consoante a fiabilidade das atualizações.
Agora falamos de música e de entre várias listas de melhores álbuns do ano apresentamos aqui apenas o líder em cada uma delas.
Na Rolling Stone o lugar cimeiro da tabela é ocupado por “Lemonade”, de Beyoncé. A artista repete liderança no site Consequence of Sound. Para a publicação britânica NME são os The 1975 com o disco “I Like It When You Sleep, For You Are So Beautiful Yet So Unaware Of It” que ocupam o primeiro posto. No caso da revista Mojo o líder é David Bowie com “Blackstar” e o mesmo acontece na revista Uncut.
Continuamos a falar de música e apresentamos as dez canções de Natal mais descarregadas de sempre.
A lista foi compilada pela Billboard e não há grandes surpresas, sendo quase todas verdadeiros clássicos.
No primeiro lugar está “All I Want For Christmas is You”, de Mariah Carey, que já foi descarregada 3,2 milhões de vezes, o dobro da canção que ocupa o segundo lugar.
Na lista há duas canções escritas durante este século: “Mistletoe”, de Justin Bieber, lançada em 2011, e “Do You Want To Build A Snowman?”, tema da banda-sonora de Frozen cantado por Kristen Bell, Agatha Lee Monn e Katie Lopez.
As 10 canções de Natal mais descarregadas de sempre são estas (alinhadas da décima para a primeira): “Last Christmas” – Wham!, “Jingle Bell Rock” – Bobby Helms, “Feliz Navidad” – Jose Feliciano, “Where Are You Christmas?” – Faith Hill, “Christmas Canon” – Trans-Siberian Orchestra, “Rockin’ Around the Christmas Tree” – Brenda Lee, “Mistletoe” – Justin Bieber, “Christmas Eve (Sarajevo 12/24)” – Trans-Siberian Orchestra, “Do You Want To Build A Snowman?” – Kristen Bell, Agatha Lee Monn & Katie Lopez e “All I Want For Christmas Is You” – Mariah Carey.
Da música para os artistas, um ligeiro passo ao lado, portanto!
Todos os anos, a BBC pede a um grupo de 170 críticos musicais, bloggers e DJs para que liste os artistas que consideram ser uma aposta de futuro.
A lista, que contém quinze nomes, será posteriormente reduzida para cinco, com o vencedor a ser anunciado a 6 de janeiro.
Os 15 artistas a ter em conta em 2017, para a BBC, são estes: AJ Tracey, Anderson .Paak, Cabbage, Dave, Declan McKenna, Jorja Smith, Maggie Rogers, Nadia Rose, Rag ‘N’ Bone Man, Ray BLK, RAYE, Stefflon Don, The Amazons, The Japanese House e Tom Grennan.
Terminamos com a sugestão de cinema entre os filmes que agora cumprem a sua estreia nas salas nacionais.
Destaque para a película de ação/drama “Aliados”, realizada por Robert Zemeckis e que conta com Brad Pitt e Marion Cotillard nos principais papéis, num elenco de onde salientamos ainda o ator Jared Harris.
“Aliados” conta a história do oficial Max Vatan (Brad Pitt) que, em 1942, no Norte de África, encontra Marianne Beausejour (Marion Cotillard), da Resistência Francesa, numa missão mortal atrás das linhas inimigas. Já em Londres, a sua relação é ameaçada por pressões extremas da Guerra.
Pode espreitar o trailer em www.youtube.com/watch?v=RUYsZBZmFUM