TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): estudos e ainda mais tops mas em várias áreas.
A tecnologia está em constante mutação, vive da inovação, mas há dispositivos eletrónicos que vão ficar para sempre na nossa memória por boas razões.
“Se pudesse regressar ao passado, que gadget trazia consigo?” Esta foi a pergunta que o TeK fez aos seus leitores e a votação permite-nos identificar os velhinhos aparelhos tecnológicos mais queridos
A lista cobria cerca de três décadas, para incluir desde o velhinho VHS do final dos anos 70 ao mais “recente” iPod, apresentado pela primeira vez em outubro de 2011. Do conjunto de gadgets icónicos faziam também parte os incontornáveis Nokia 3310, o Walkman ou o Gameboy, entre outros.
E afinal, qual foi o mais votado? O Walkman!
O “Euro 2016” liderou as pesquisas na internet dos portugueses. Trata-se de uma opção lógica, uma vez que este ano Portugal ganhou o campeonato europeu de futebol. Justifica-se assim aquilo que os portugueses mais procuraram no principal motor de pesquisa da internet.
De acordo com as tendências reveladas pelas palavras mais procuradas ao longo do ano no Google, na lista de Portugal pontificaram buscas sobre entretenimento e tecnologia, desporto e lazer e até política.
Destaque, por exemplo, para o jogo de telemóvel “Pókemon Go” que surge na segunda posição, e para o terceiro lugar de “Love on Top”, um concurso televisivo do género ‘reality show’, e ainda para o quarto posto dos “Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro”.
A meio da tabela surge a expressão “iphone 7”, telefone lançado em setembro deste ano.
A palavra “Brexit” (saída do Reino Unido da União Europeia) também está entre as dez palavras ou frases mais procuradas no nosso país em 2016 .
Dados recentes da Marktest Consulting indicam que 87,1% dos portugueses com perfil criado em redes sociais costumam ver vídeos nesses serviços. O valor é ainda mais elevado junto dos mais jovens.
O YouTube é o local por excelência para essa visualização, indicado por 77,6% dos inquiridos, seguido pelo Facebook, com 63,9% das preferências. O Instagram surge na terceira posição, mas a uma grande distância, com 8,8% das respostas.
Já relativamente ao tipo de vídeos que os portugueses mais gostam de ver nas redes sociais, o humor é rei (81%). A informação surge na segunda posição e o desporto na terceira.
Dois em cada três utilizadores que veem vídeos costumam também partilhar os seus links nas redes sociais que utilizam.
Já são conhecidas as aplicações mais descarregadas para iOS em 2016.
Entre pagas e gratuitas, a App Store (loja de aplicações da Apple) já conta com mais de 2 milhões de apps disponíveis para download. Destas, em 2016 destacaram-se 20, 10 pagas e outras tantas gratuitas.
O destaque vai para o Snapchat que arrecadou o primeiro lugar no universo das aplicações gratuitas, subindo quatro posições relativamente a 2015. Por seu turno, o líder do ano passado, o Trivia Crack, desapareceu dos primeiros 10 lugares.
Pokémon Go foi o jogo que mais se destacou, sendo o único a constar da lista de 10 apps gratuitas mais descarregadas de 2016.
A aplicação paga mais popular do ano foi o Heads Up!, um jogo de charadas para jogar com amigos no mundo real e que já marcava presença no top de 2015.
Esta é a lista das 10 aplicações gratuitas mais descarregadas no iOS em 2016, ordenadas da décima para a primeira: Spotify, Netflix, Pandora, Google Maps, YouTube, Facebook, Instagram, Pokémon Go, Messenger e Snapchat.
Outro top revela-nos os 10 trailers de videojogos mais vistos no YouTube em 2016.
Os dados são do Google e baseia-se nos trailers de videojogos mais vistos na plataforma YouTube.
A liderança pertence a Battlefield 1, com um total de 49.886.214 visualizações. O pódio completa-se com o segundo lugar de Call of Duty: Infinite Warfare (35.949.436 visualizações) e o terceiro posto de Clash of Clans: Hog Ridder (32.667.145).
Depois, até à décima posição, seguem-se Gears of War 4: Tomorrow (17.093.811), Clash of Kings (17.110.898), Overwatch: Dragons (14.074.202), Pokémon Sun / Moon (10.770.292), FIFA 17 (10.647.218), Watch Dogs 2 (10.106.043) e Doom (9.655.949).
No cinema, a sugestão desta semana não precisa de grandes apresentações, nem de grandes avanços.
Está aí “Rogue One: Uma História de Star Wars”!
Gareth Edwards é o realizador responsável e Felicity Jones, Mads Mikkelsen e Ben Mendelsohn são alguns dos destaques do elenco.
Esta película enquadra-se, cronologicamente falando, entre as duas trilogias anteriores da saga Guerra das Estrelas. Ou seja, “Rogue One: Uma História de Star Wars” decorre antes dos eventos de “Star Wars: Uma Nova Esperança” e conta a história de uns heróis improváveis que se unem para roubar os planos da temida Estrela da Morte.
Aqui fica o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=eHZCGs0tXo4