TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): estudos, mais estudos, alguns regressos e um “aranhiço”.
O mais recente relatório IDC Worldwide Black Book: 3rd Platform Edition aponta que no espaço de três anos o mercado das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) vai valer 5,5 biliões de dólares.
Jornalista
Rádio Horizonte Algarve/ Tavira
A Internet das Coisas (IoT), a robótica e a Realidade Aumentada/Realidade Virtual são as tecnologias apontadas como impulsionadoras desta onda de crescimento.
As novas tecnologias a que a IDC chama “aceleradores de inovação” vão ser responsáveis por perto de 7,4 biliões de dólares da receita agregada do setor de 2015 a 2020. A estimativa é que daqui a três anos representem 1,8 biliões de dólares do total da indústria, no que diz respeito a vendas anuais, em particular do mercado de IoT.
De acordo com um estudo levado a cabo pela Harris Poll, cerca de 35% dos indivíduos entre os 18 e 34 anos preferem expressões visuais, como emojis, GIFs ou stickers para comunicar as suas emoções.
Por um lado, parece que grande parte dos ‘millennials’ considera os emojis melhores que a sua língua, por outro, em pessoas com mais de 65 anos este tipo de elemento visual é completamente negligenciado, considerando menos de metade destes inquiridos que uma imagem não permite descrever tão bem os seus sentimentos como uma expressão verbal ou escrita.
E desse lado? J ou L?
O Facebook é a rede social com mais utilizadores em Portugal, seguido do WhatsApp e do Instagram, segundo o estudo da Marktest “Os Portugueses e as Redes Sociais 2016”.
Enviar e receber mensagens foi mesmo a principal funcionalidade apresentada pela utilização de redes sociais por parte dos portugueses, seguida de comentários a publicações de amigos e ver vídeos.
Quanto aos períodos horários de acesso a redes sociais, o horário que teve mais afluência por parte dos utilizadores foi o das 20:00 às 22:00, seguido das 22:00 às 24:00.
Mais de 31% dos inquiridos revelaram que passava entre trinta minutos e uma hora a navegar pelas redes sociais, enquanto 14,6% assumiram passar mais de duas horas.
Quanto ao equipamento de eleição para aceder a este tipo de conteúdo, o ‘smartphone’ continua a liderar com 73,1%.
A Sony Music Entertainment, o braço musical do gigante tecnológico, decidiu retomar a produção de vinis em duas das suas fábricas localizadas no Japão. A informação foi confirmada por uma porta-voz da empresa à agência espanhola Efe, sem adiantar o volume de produção previsto.
A Sony interrompeu o fabrico dos discos de vinil para uso doméstico em 1989, devido à crescente quota do mercado musical conquistada pelos CD, formato que a própria empresa ajudou a desenvolver e começou a distribuir em 1982.
Agora, a Sony pretende readaptar-se ao renascimento que vive o vinil, graças às vendas de álbuns em segunda mão e ao número crescente de novos lançamentos no antigo suporte analógico.
Japão, Reino Unido e Estados Unidos estão na linha da frente deste mercado.
O SmartBoy é um acessório para os smartphones Android que os transforma num GameBoy. O aparelho é encaixado na parte inferior do smartphone e inclui um esquema de botões igual à antiga consola portátil.
O melhor é que é compatível com cartuchos do GameBoy, GameBoy Colour e GameBoy Advance (mas só através de aplicações). Os cartuchos são inseridos na parte de trás do acessório. Também são suportados cartuchos NTSC (americanos) e PAL (europeus). Mais! O acessório não precisa de pilhas nem de bateria.
Os smartphones mais pequenos não são compatíveis, uma vez que o SmartBoy foi desenhado com os smartphones de 5.2 até 6 polegadas.
O Development Kit do SmartBoy pode ser encomendado por 59.99 dólares no site oficial da Hyperkin, em http://hyperkinlab.com/smartboy-development-kit/
Para acabar o cinema. Como estreia da semana o destaque vai para um filme com um “aranhiço” como protagonista.
Falamos da película “Homem-Aranha: Regresso a Casa” (“Spider-Man: Homecoming” no título original), realizada por Jon Watts e com atores como Tom Holland, Chris Evans, Robert Downey Jr., Marisa Tomei e Michael Keaton no elenco.
Depois de uma primeira aparição em “Capitão América: Guerra Civil”, neste novo filme temos um jovem Peter Parker / Homem-Aranha a procurar reintegrar-se na sua rotina diária, sempre focado no desejo de provar que não é apenas o super-herói simpático que vive nas redondezas. Vulture é vilão que vai colocar à prova este jovem Vingador.
Aqui fica o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=4QPljG4YX74