TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): Marquem na agenda, Netflix chega em outubro


A inteligência artificial está na moda e agora até o Facebook entrou na corrida. A empresa está a instalar uma equipa de pesquisas permanente em Paris, no domínio da inteligência artificial, equipa essa que deve crescer em número nos próximos tempos. O denominado Facebook Artificial Intelligence Research (FAIR) é o terceiro pilar da pesquisa e desenvolvimento futurista da empresa, junto com as interfaces naturais e a conectividade planetária.

Ademar Dias peq._800x800Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve/ Tavira

O primeiro pilar trata da realidade virtual em torno do visor criado pela empresa Oculus VR, comprada pela gigante americana em 2014. O segundo pilar visa conectar o maior número possível de pessoas à Internet através de satélites ou de aviões solares. Agora, é a vez da inteligência artificial entrar nos planos do Facebook.

Em novembro regressa a Lisboa Games Week. A organização confirmou a segunda edição do maior evento de videojogos em Portugal, depois de uma primeira edição que contou com milhares de visitantes.

Neste ano, o Lisboa Games Week vai decorrer entre os dias 5 e 8 de novembro, mais uma vez na FIL, no Parque das Nações em Lisboa.

Fica marcado novo encontro para daqui a uns meses e mais uma vez são de esperar torneios dos principais jogos online como ‘League of Legends’ e ‘Counter Strike’, bem como oportunidades exclusivas para experimentar títulos ainda por lançar no mercado dos videojogos.

Também no mundo dos videojogos chegam-nos novos dados sobre as Steam Machines.

A nova máquina da Alienware vai estar disponível a partir de novembro e o preço base é de 449 dólares.

As Steam Machines contam com uma placa gráfica GTX de 2GB da Nvidia e um processador da Intel, mas com os modelos mais caros recebem hardware mais poderoso. O modelo mais caro é o da Falcon Northwest, que pode custar até 4.999 dólares.

Já o Steam Controller deve custar 54.99 euros e o conceito do comando é tornar jogos pensados para rato e teclado apropriados para a sala-de-estar, daí a inclusão de dois painéis de feedback táctil, que substituem a necessidade de um rato.

Nota ainda para o Steam Link, dispositivo que vai servir para transmitir os jogos do PC para a televisão, sem a necessidade de comprar uma Steam Machine. O preço é de 54.99 euros.

Netflix NorwayMas a notícia da semana é a chegada da televisão por Internet a Portugal. Falamos do serviço Netflix que vai entrar em território nacional já em outubro.

Presente em mais de 50 países, este serviço de televisão através da Internet conta com mais de 62 milhões de utilizadores e promete uma grande variedade de séries e filmes a um preço “muito acessível”.

Com ele, os assinantes podem assistir sempre que quiserem, a qualquer hora, em qualquer lugar e em quase todos os ecrãs ligados à Internet a uma grande variedade de programas de entretenimento, sobretudo séries e filmes. O Netflix oferece mais de 100 milhões de horas de programas de TV e filmes por dia, incluindo séries originais, documentários e longas-metragens, adianta a empresa de Silicon Valley.

Em comunicado, a empresa norte-americana refere que o preço base ainda não está definido para o mercado português. Mas há já uma certeza: os utilizadores podem assinar um mês de teste gratuito e cancelar o serviço em qualquer momento.

Do oriente chega também outra certeza no campo da televisão. Dragon Ball Super vai estrear no Japão no dia 5 de julho.

O último número da revista Shonen Jump revelou a data de estreia da nova série animada da franquia Dragon Ball, 5 de julho, e a partir daí todos os domingos os nipónicos serão granjeados com um novo capítulo.

Dragon Ball Super decorre após a batalha de Goku contra Majin Buu e marca o regresso do pai de Dragon Ball, Akira Toriyama, à criação da série.

Falta saber quando as novas aventuras de Son Goku chegarão ao ocidente e, para mais cedo ou mais tarde, também são esperados novos jogos relacionados com Dragon Ball Super.

Para acabar, o cinema. O destaque da semana vai para o regresso dos dinossauros em “Mundo Jurássico” (“Jurassic World”).

A nova película de ação/aventura com estes gigantes renascidos decorre 22 anos após os acontecimentos de “Parque Jurássico”. Isla Nublar tranformou-se num parque temático do mundo jurássico, tal como fora imaginado por John Hammond, mas depois de 10 anos de actividade, o parque entrou em declínio e carece de visitantes. Para superar o difícil momento que ameaça a continuidade do projecto, é inventada uma nova atração que vai criar novas dificuldades de grande dimensão.

Deixamos dois links.

Primeiro o site oficial: http://www.jurassicworld.com/

E também o link para o trailer legendado em português: https://www.youtube.com/watch?v=qGIQET4aHv4


Share This Post On
468x60.jpg