TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): mercado, muitos novos dados e um gorila cada vez maior.




Os wearables continuaram a ganhar mercado no ano passado. Em 2016 foram vendidos 102,4 milhões de wearables e só nos últimos três meses do ano foram comercializados 33,9 milhões de gadgets deste tipo, um aumento de 16,9%.

Segundo um estudo da IDC as marcas mais ativas no segmento foram Fitbit, Xiaomi, Apple, Garmin e Samsung, mas há estreias de relevo como a Fossil, BBK ou Li-Ning.

O volume de negócio ultrapassa os relógios ou as pulseiras e é graças a esta diversidade de opções que o mercado cresceu e tem condições para continuar a crescer em 2017.

De acordo com a IDC, a capacidade que os fabricantes têm tido de fazer evoluir os wearables cada vez mais para acessórios de moda, deixando quase escondida a componente tecnológica, é outro elemento que tem beneficiado o desenvolvimento do mercado.

O Spotify já tem 50 milhões de utilizadores pagantes.

A empresa revelou o número de utilizadores na modalidade paga do serviço e revela um crescimento significativo face aos últimos dados revelado pela companhia e que volta a atestar a liderança do Spotify nestas andanças.

Em setembro do ano passado a empresa tinha indicado que o número de clientes na versão paga do serviço ascendia a 40 milhões, o que traduz um crescimento de 25% em menos de meio ano.

Se os planos do Spotify correrem como previsto, este será o primeiro ano de lucros na história de vida do serviço de streaming de música.

Um último dado: no ano passado foram ouvidas em serviços como o Spotify 431 mil milhões de faixas de música.

O Gmail anunciou que os clientes vão poder receber anexos até 50MB, o dobro dos 25MB que era, até agora, o tamanho máximo de um ficheiro recebido.

No entanto, ao contrário do que seria de esperar, cada utilizador não poderá enviar ficheiros com mais de 25MB. Se for necessário enviar ficheiros maiores, os utilizadores podem utilizar a solução de cloud da Google.

A tecnológica justifica esta mudança afirmando que “enquanto o Google Drive oferece uma forma conveniente de partilhar ficheiros de qualquer tamanho, algumas vezes é preciso receber ficheiros diretamente nos anexos do email”.

Convém recordar que o tamanho da conta vai manter-se o mesmo.

No final de 2016 eram 2 milhões os portugueses com acesso a Internet de alta velocidade.

Os dados apurados pelo regulador das comunicações mostram que o número de portugueses com acesso a este tipo de serviços, através de rede fixa, cresceu 15,6% no último ano.

A evolução regista-se na comparação entre trimestres homólogos.

Os dados da Anacom também revelam que, no final de 2016, o número de alojamento cablados com fibra ótica atingia os 5,3 milhões em todo o país, 28,3% mais que no final de 2015.

No cinema, temos um gorila gigante de regresso aos ecrãs.

“Kong: A Ilha da Caveira”, do realizador Jordan Vogt-Roberts, recria a origem do mítico Kong numa emocionante e original aventura.

No filme, uma equipa de exploradores reúne-se na missão de explorar uma ilha desconhecida do Pacífico, com tanto de encantadora como de traiçoeira, alheios ao facto de estarem a entrar no território do mítico Kong.

Tom Hiddleston, Brie Larson e Toby Kebbell fazem parte do elenco.

Aqui fica o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=ReYY9r9twZQ


Share This Post On
468x60.jpg