TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): Microsoft marca a semana.




A empresa Interbrand elaborou a lista das marcas mais valiosas, com Apple e Google, por esta ordem, nas duas primeiras posições.

Ademar Dias peq._800x800Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve/ Tavira

Das dez marcas mais valiosas do mundo, seis são do sector tecnológico, nos primeiros vinte lugares são dez.

A Apple, certamente com o iPhone como um dos grandes responsáveis, lideram com um valor de 170,276 mil milhões de dólares. O segundo lugar da Google não está assim tão distante com a avaliação a calcular um valor de 120,314 mil milhões.

Outro destaque vai para a Microsoft, que com 67,670 mil milhões de dólares subiu ao quarto posto, o que significa que relativamente ao relatório do ano passado trocou de posição com a IBM, agora quinta classificada com 65,095 mil milhões. Já a Amazon passou do 15º lugar, para a 10ª posição (com um valor estimado de 37,948 mil milhões de dólares).

Pela negativa, destaque para a Nokia e para a Nintendo, que saíram do top 100 do ranking das marcas mais valiosas do mundo.

As avaliações são feitas tendo por base a performance financeira das empresas, a influência que as marcas têm junto dos consumidores e também os valores cobrados pelos seus produtos.

20151007surface_800x800A Microsoft apresentou oficialmente os seus novos dispositivos Surface.

Durante o evento desta terça-feira, a tecnológica norte-americana acabou mesmo por surpreender ao anunciar o lançamento do Surface Book, o seu primeiro portátil produzido internamente.

Este portátil tem um ecrã de 13.5 polegadas, 267 ppi e seis milhões de pixéis, com tecnologia PixelSense. O teclado tem luz backlit para melhorar a experiência de utilização.

A placa gráfica é Nvidia GeForce GPU com memória GDDR5 e o portátil tem bateria para 12 horas. Os processadores serão os últimos da Intel e Panay afirma que “foi afinado para que tenha performance gráfica perfeita”.

O trackpad, com vidro de precisão e cinco pontos de toque, foi “otimizado pela equipa de engenharia do Windows 10”.

A Microsoft comparou o novo Surface Book diretamente com o MacBook Pro e afirma que o novo portátil é duas vezes mais rápida que o MacBook Pro.

A empresa disse, também, que o produto “vai reinventar as categorias”. Tal como no novo Surface Pro 4, o ecrã e o teclado não precisam de tornar-se sempre juntos e, assim, o portátil pode transformar-se num tablet.

O Microsoft Surface Book (já em pré-venda) vai estar disponível a partir de 26 de outubro, a partir de 1337 euros.

Agora falamos de um estudo que uma grande franja de ‘gamers’ vai, certamente, gostar.

Num estudo publicado na revista académica Policy Insights from the Behavioral and Brain Sciences, os investigadores defendem que, em alguns casos, os jogos de acção – assim como de outros géneros – podem ter um maior impacto positivo sobre a capacidade cognitiva do que os “exercícios cerebrais” criados para esse propósito.

O texto afirma mesmo que cabe às autoridades fazer decisões mais sensatas em relação às recomendações de consumo de certos tipos de jogos.

Segundo Aaron Seitz, co-autor do artigo e professor de psicologia na Universidade da Califórnia, nos EUA, “em vez de afirmar que os videojogos fazem mal e limitar o tempo que passamos a usá-los, é preciso analisar os seus benefícios e desvantagens, de forma que possamos criar políticas mais completas”.

Seitz cita mesmo pesquisas que afirmam que alguns desses jogos, como Grand Theft Auto V e Wolfenstein: The New Order, assim como jogos de outros géneros como StarCraft, Portal 2 e Rise of Nations podem ajudar a melhorar a atenção, a percepção básica e a capacidade de fazer escolhas.

Resta jogar… com moderação!!!

E ainda para os ‘gamers’ surge a notícia de que a Nvidia vai apostar num serviço de subscrição de jogos.

De acordo com o Engadget, a Nvidia lançou o GeForce Now, um serviço de subscrição mensal com um preço fixo que permite jogar jogos de computador nos dispositivos Shield, da empresa.

Há mais de 50 jogos, na maioria reconhecidos pelo grande público, como por exemplo os jogos do Batman, da Lego e do Street Fighter.

Os utilizadores podem comprar outros jogos. The Witcher 3 é o exemplo de maior relevo, mas não há promessas de que serão colocados outros títulos.

Para terminar, o cinema, com o destaque da semana a recair na estreia do filme Black Mass: Jogo Sujo.

Esta longa-metragem de ação/crime/drama é realizada por Scott Cooper e conta com Johnny Depp como protagonista (mais uma grande caracterização, diga-se de passagem). Benedict Cumberbatch e Dakota Johnson são outros atores de renome.

A trama desta película tem lugar em Boston, na década de 70, onde o agente do FBI John Connolly (Joel Edgerton) convence o famoso gangster Jimmy “Whitey” Bulger (Johnny Depp) a colaborar com o FBI, com o objetivo de eliminarem o seu inimigo comum: a máfia italiana. Mas esta aliança improvável toma proporções inesperadas e, uma reviravolta imprevisível permite a Whitey ludibriar a autoridade, consolidar o seu poder e tornar-se num dos criminosos mais cruéis e perigosos da história de Boston.

Este é o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=g-FbBxVhFPU


Share This Post On
468x60.jpg