TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): muitos estudos, um site bastante útil e uma despedida.




A tecnologia permite e obriga que os utilizadores mudem os seus hábitos. Quando é para ver vídeos a opção passa, cada vez mais, pela utilização de smartphones e outros dispositivos móveis, em detrimento dos computadores.

O site Multichannel cita um estudo da AOL e refere que 86% dos consumidores preferem ver vídeos em smartphones, enquanto 70% prefere assistir em computadores.

Além disso, 57% disse consumir vídeos no telemóvel todos os dias e 58% nos portáteis e computadores. Estes resultados mostram que “muito brevemente o smartphone será o meio preferido para ver vídeos”.

O estudo mostrou ainda que esta mudança de paradigma é acompanhada também por um maior consumo de vídeos em formato mais curto. 42% dos inquiridos disse assistir a vídeos com cinco ou menos minutos.

Um estudo da Kantar TNS revela que em 2012 só 3% dos portugueses tinham um tablet, um smartphone e um PC. Hoje são 23% os que usam este trio em simultâneo. Mas há outro dispositivo ligado à internet que está a conquistar o seu espaço. As Smart TVs já se encontram em 27% das casas portuguesas.

O panorama nacional é dominado pelos smartphones. Em Portugal, a taxa de utilização de telemóveis inteligentes passou de 18% para 59%.

É entre os jovens com menos de 25 anos que este gadget tem a sua utilização mais expressiva e as redes sociais (83%) são o argumento mais forte para usar internet no telemóvel. Assistir a vídeos, encontrar informação e fazer compras, ou procurar informação sobre produtos, são outras atividades comuns.

Um outro estudo, este publicado pelo Blancco Technology Group, mostra que os modelos do iPhone são menos confiáveis que os smartphones correspondentes com sistema operativo Android. A análise aponta igualmente que a quantidade de falhas experienciada pelos utilizadores de iOS aumentou todos os trimestres no ano passado.

Os dados revelam que no último trimestre de 2016 os dispositivos iOS tiveram uma taxa de falhas de 62%, enquanto os Android ficaram-se nos 47%.

De todos os modelos do iPhone analisados o iPhone 6 é o que falha de forma mais recorrente. As falhas mais frequentes em dispositivos iOS prendem-se com o ecrã sensível ao toque, encerramento inesperado de aplicações e sobreaquecimento.

No campo dos Android, o estudo indica que a Samsung continua a ter os smartphones com mais falhas. O desempenho da câmara e o carregamento da bateria são os principais problemas indicados no caso deste sistema operativo.

Se já montou o seu computador ou pretende fazê-lo em breve provavelmente já sabe as dificuldades que o esperam. Se, por um lado, a grande quantidade de oferta do mercado exige que esteja constantemente à procura de componentes, por outro, não é garantido que essas peças sejam compatíveis entre si.

Agora há um site que lhe promete facilitar este processo. Trata-se do CraftMyBox (https://craftmybox.com/) e nele pode escolher entre uma alargada lista de processadores, ventiladores, placa gráfica, memória RAM, armazenamento interno, entre outros componentes de relevo.

Uma vez escolhidos todos os componentes, pode testar a compatibilidade entre eles, garantindo que o computador por si criado funcione como pretendido.

Um estudo da McMaster University, do Canadá, em parceria com outras instituições norte-americanas concluiu que o membro mais importante numa banda é o baixista.

A explicação é esta: “a percepção de tempo mais elevada que existe para um tom mais baixo explica porque são estes instrumentos a criar ritmos musicais”, o que significa que o baixo é o instrumento mais importante dentro de uma canção.

De acordo com a análise, o cérebro humano tem maior facilidade em detetar e perceber o ritmo quando este nos é dado num tom mais baixo, sendo que um ouvinte de música vai mais facilmente dançar ou acompanhar o ritmo com o corpo em canções onde o baixo seja proeminente.

No cinema, a estreia da semana que destacamos vai para o filme “Logan”, a última vez que Hugh Jackman vai vestir a pele de Wolverine (pelo menos é o que se diz!).

Num futuro próximo, um cansado Logan cuida do Professor X em dificuldade, escondido na fronteira mexicana. Mas as tentativas de Logan de se esconder do mundo e do seu legado acabam quando uma jovem mutante chega, sendo perseguida por forças obscuras.

Em jeito de despedida (tal como Hugh Jackman) espreite o trailer em www.youtube.com/watch?v=shCRcjkIPu0

 


Share This Post On
468x60.jpg