TECNOCRÓNICA (opinião de Ademar Dias): navegação em segurança, mobile, videojogos e cinema.




Ataques de hackers, roubo de passwords por malware e a segurança da informação financeira partilhada online são as principais preocupações dos internautas. É desta forma que a Kaspersky ordena os medos de quem usa internet.

Os resultados do estudo mostram que, em primeiro lugar, 70% dos inquiridos estão a par e preocupados com os ataques às suas contas. O segundo e terceiro lugar no ranking dos receios também estão relacionados com contas online: malware de roubo de passwords (69%) e riscos em contas com informação financeira (65%).

Quando questionados sobre o tipo de informação que poderia ser adquirida por cibercriminosos, os utilizadores mostraram-se mais preocupados com as suas passwords (50%). As fotos e vídeos parecem menos importantes, sendo apontadas por 24% dos inquiridos preocupados com a sua segurança.

Segundo o mesmo estudo, 18% dos internautas diz ter sido alvo de tentativas de roubo de informação e ataque às suas contas por parte de hackers, no último ano.

Em muitos casos, as contas terão sido hackadas simplesmente adivinhando a password (40%), algo que não é surpreendente, tendo em conta o número de utilizadores que hoje em dia negligencia a criação de uma password forte ou falha em guardá-las de forma segura, sublinha a Kaspersky.

Um outro estudo indica que a ‘Deep Web’, a ‘casa’ de alguns dos sites mais duvidosos da internet, está a desaparecer rapidamente.

A ‘Deep Web’ é conhecida por  abrir portas a negócios e fins que não têm lugar na internet comum. Porém, esta internet ‘escondida’ parece estar a diminuir e a um ritmo impressionante, indica um estudo da Onionscan com base nos sites ligados à rede Tor.

Partindo de um banco de dados com 30 mil páginas, o estudo indica que apenas 4,400 sites mantêm a atividade. O motivo parece ser o encerramento de duas plataformas que sustentavam a rede, nomeadamente o serviço de alojamento Freedom Hosting II (FH2) e o serviço de e-mail SIGAINT, tornando assim mais difícil manter um site dentro da rede Tor, navegador que permite camuflar a origem de tráfego para impedir que o utilizador seja seguido.

Bem menos obscura, ou melhor, bem mais colorida, é a chegada do novo Nokia 3310 ao mercado.

E já há operadoras europeias a avançarem uma data mais precisa para o relançamento do mais clássico dos telemóveis. No Reino Unido aponta-se para o próximo mês de maio.

A garantia é dada pela retalhista online britânica Clove, citada pela imprensa internacional. A empresa também atribui a mesma data de lançamento aos novos Nokia 5 e Nokia 3. O Nokia 6 só deverá estar disponível no mês seguinte, em junho.

A Nokia indicou que o novo 3310 vai ter um preço próximo aos 49 euros.

Investigadores alemães desmistificaram uma das questões que mais tem preocupado pais e educadores ao longo das últimas décadas e através de um estudo confirmaram que os videojogos não causam comportamento agressivo

A investigação submeteu jogadores a ressonâncias magnéticas de modo verificar se a exposição a jogos tinha algum efeito no cérebro.

O estudo conclui que o cérebro de jogadores veteranos tem o mesmo tipo de resposta quando confrontado com imagens emocionalmente provocadores. A grande diferença desta investigação face a outros estudos prende-se com o foco em jogadores de longa data que, em teoria, teriam efeitos mais evidentes que jogadores mais novos.

Continuamos na indústria dos videojogos numa semana onde se tornaram conhecidos os nomeados para a próxima edição dos British Academy Game Awards. Na lista deste ano há mais de 50 videojogos indicados ao longo de 16 categorias e muitos deles registam nomeações em mais do que uma.

Uncharted 4 e o indie Inside são os títulos com mais nomeações, oito e sete, respetivamente. Inside é o que está nomeado para mais categorias: sete contra as seis do jogo da Naughty Dog.

O prémio para Melhor Jogo vai ser disputado entre Titanfall 2, Stardew Valley, Overwatch, Inside, Firewatch e Uncharted 4. Um equilíbrio perfeito com três nomeados a serem produções de grandes orçamentos e outros três provenientes da indústria indie.

Pokémon Go, o jogo sensação de 2016, está nomeado para três categorias: Melhor Jogo para Dispositivos Móveis, Melhor Inovação e Melhor Jogo Familiar.

Os vencedores serão anunciados a 6 de abril.

No cinema, a estreia da semana que destacamos vai para o filme “A Bela e o Monstro”.

Realizado por Bill Condon, esta adaptação de um clássico de animação continua a apostar na mistura de romance e musical, com Emma Watson no papel principal.

O elenco contra ainda com atores como Dan Stevens, Luke Evans, Kevin Kline, Josh Gad, Ewan McGregor, Stanley Tucci, Gugu Mbatha-Raw, Audra McDonald, Ian McKellen e Emma Thompson.

“A Bela e o Monstro”, agora em imagem real, moderniza as personagens clássicas para um público contemporâneo, mantendo-se fiel à música original e atualizando a banda sonora com novas canções.

Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=fJ3-xU3UM-A


Share This Post On
468x60.jpg