TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): novidades em vários campos e uma missão impossível
Para os mais atentos, já devem ter ouvido os rumores que dão conta da intenção do Facebook em apostar no mercado das notícias, assumindo-se como uma plataforma de informação ao nível das melhores publicações.
Segundo o Business Insider, a rede social tem uma nova aplicação em fase de testes, numa app que vai permitir enviar notícias via mensagem aos utilizadores, num limite máximo de 100 caracteres.
Depois, se o utilizador se interessar, este pode carregar nela e será encaminhado à página da publicação para saber mais. Há ainda a possibilidade do utilizador subscrever apenas os temas que mais lhe interessarem.
Segundo um estudo da Kelton Research, a bateria continua a ser a principal fonte de problemas nos telemóveis.
Com base no mercado norte-americano, o estudo apresenta-nos dados, no mínimo, curiosos.
Se 56% admitem que a maioria das avarias está relacionada com a bateria, são também cerca de 39% dos americanos admitem simplesmente que têm o smartphone estragado, isto apesar de muitos preferirem continuar a utilizar um dispositivo que não está totalmente operacional para evitar os elevados custos de substituição ou o transtorno de o mandar arranjar.
Mas afinal porque avariam os telemóveis dos americanos? 25% porque foram arremessados num momento de frustração, 24% porque caíram na sanita!
Podemos dizer que o telemóvel/smartphone é, nos dias que correm, indispensável à maioria das pessoas. Então o que dizer da Internet?! Vamos então pensar no futuro da rede e lançar uma questão: quem vai gerir o futuro da Internet?
Esta problemática já está a ser trabalhada por um grupo que até já publicou uma proposta que deverá ser submetida ao Departamento de Comércio dos Estados Unidos.
O documento (aberto a comentários e sugestões de toda a comunidade, num movimento de crowdsourcing habitual nestas matérias) pode até não vir a ter efeitos práticos na decisão final, até porque “guerras” para manter o domínio dos destinos da Internet não faltam.
O tema tem sido discutido nos últimos meses à medida que se aproxima o fim do contrato estabelecido com os Estados Unidos para o ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), que sempre teve a intenção de ser provisório.
A ideia é que a gestão transite para um grupo de multistakeholders que possa proteger a internet como uma rede aberta, independente de poderes políticos que possam afetar a sua independência.
Confuso? Com jogos de poder à mistura este é um problema que promete fazer correr muita tinta!
E de controlo da Internet passamos a batuta para o Mercado Digital, com a Comissão Europeia a insistir na proposta para um mercado digital único para todas as lojas de videojogos na Europa.
O Digital Single Market propõe um plano para terminar com os preços regionais em lojas como Steam, PlayStation Store ou Xbox Live de forma a uniformizar preço em todos os países Europeus. Da mesma forma, não seria possível limitar serviços ou disponibilidade a certas regiões.
Mais um tema que promete dar muito que falar nos próximos tempos.
Continuando no mercado dos videojogos, a Sony confirmou que os utilizadores vão poder votar nos próximos jogos gratuitos do sistema PlayStation Plus.
Esta funcionalidade permite a todos os subscritores do serviço PlayStation Plus a possibilidade de escolherem os títulos que querem ver na lista mensal de jogos gratuitos para a PlayStation 4.
A primeira votação começa esta quinta-feira, 13 de agosto, às 17:30 e termina na segunda-feira, 24 de agosto, à mesma hora.
A primeira lista a votação inclui os seguintes três jogos: “Armello”, “Grow Home” e “Zombie Vikings”.
Fica também o link com um vídeo explicativo com as instruções de como votar: https://www.youtube.com/watch?v=garKVf97gE8
Mas nem tudo são boas notícias. O serviço PlayStation Plus vai aumentar de preço na Europa
Os novos preços para as subscrições de um e de três meses vão chegar já no dia 1 de setembro.
Ainda assim fica a garantia da Sony, através de um comunicado oficial: “Nós estamos dedicados a oferecer o melhor serviço possível com os melhores conteúdos aos membros do PlayStation Plus. Vamos continuar a investir no PS Plus para assegurar uma experiência sem comparações, com alguns dos melhores jogos e funcionalidades”.
Ainda no mercado dos videojogos foi esta semana tornado público que a Steam Machine também vai ter uma versão portátil.
A Smach Zero, anteriormente designada SteamBoy, vai estar disponível para compra a partir do dia 10 de novembro por 299 dólares.
O lançamento oficial da Smach está programado para o final do próximo ano, mas o responsável pelo desenvolvimento do computador portátil já disponibilizou as especificações desta consola que será capaz de correr mais de 1000 jogos disponíveis no Steam:
– AMD G-Series SoC “Steppe Eagle” com CPU Jaguar-based e Radeon com GCN-based; 4 GB RAM; 32 GB de memória interna; Entrada para cartões SD; USB OTG; Touchscreen de cinco polegadas com uma resolução 720p; Gamepads táteis e configuráveis; HDMI video output; Wi-Fi; Bluetooth e 4G.
Apontamos agora ao mundo do cinema e damos a conhecer uma ferramenta digital que permite saber qual era o sucesso de bilheteira no dia em que nasceu.
Basta introduzir a data de nascimento e o resultado é imediato.
Para saber qual o “filme do momento” na altura em que nasceu visite http://playback.fm/birthday-movie
No cinema, a estreia da semana vai para “Missão Impossível – Nação Secreta”, realizado por Christopher McQuarrie e, mais uma vez, com Tom Cruise no principal papel.
Num filme de ação pura e dura, nada mais simples do que apresentar a sinopse da película: “Com a IMF desmantelada e Ethan Hunt excluído, a equipa enfrenta uma rede de agentes especiais extremamente qualificados: o Sindicato. Estes operacionais altamente treinados estão determinados em criar uma nova ordem mundial através de uma série de ataques terroristas. Ethan reúne a sua equipa e junta forças com Faust, uma agente britânica excluída, que pode ou não ser membro desta nação secreta, com o grupo a fazer face à missão mais impossível de sempre.”
Prontos para 131 minutos de tiros, explosões, perseguições e muito mais? Aqui está o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=CvSps39NwO8