TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): novo iPhone e Netflix estão a chegar.
A Apple confirmou que os novos iPhone 6s e iPhone 6s Plus vão chegar ao mercado português no dia 9 de outubro.
Jornalista
Rádio Horizonte Algarve /Tavira
A gigante da maçã revelou que no primeiro fim de semana de vendas foram comercializados 13 milhões de iPhone, um novo recorde para a marca. “As vendas dos iPhone 6s e iPhone 6s Plus têm sido fenomenais, ultrapassando qualquer primeiro fim de semana de vendas na história da Apple”, salienta em comunicado o diretor executivo, Tim Cook.
Agora prevê-se uma nova enxurrada de vendas, com os novos modelos a ficarem disponíveis em mais 40 mercados (para além de Portugal, também Espanha, Itália, Grécia, Holanda e Rússia estão incluídos nesta fase de vendas).
Apesar da Apple ainda não ter revelado informações relativamente aos preços dos diferentes modelos, tudo leva a crer que os valores não devem ser muito diferentes dos que são praticados noutros mercados europeus.
Quanto às diferenças, para além de uma maior resistência, os novos iPhone vêm com um processador mais potente, sensor fotográfico de 12 megapíxeis e gravação de vídeos em Ultra HD. Destaque ainda para o ecrã 3D Touch e para o novo iOS 9.
Segundo o mais recente relatório do grupo NPD, o mobile ultrapassou o PC como plataforma de jogo favorita das crianças dos 2 aos 17 anos.
Os dados mostram que 63% das crianças americanas jogam preferencialmente nos dispositivos móveis. As consolas apresentam uma queda de popularidade dentro deste grupo, apesar de continuarem a predominar entre os 9 e os 11 anos.
“Ocorreu uma mudança, já que agora, apenas 45% das crianças entre 2 e 17 anos jogam no computador, uma queda de 22% desde 2013. O declínio aconteceu em todas as faixas etárias, mas é maior nas idades dos 2 aos 5 anos,” refere o NPD.
“Esta mudança poderá estar relacionada com o comportamento dos pais, que agora, provavelmente utilizam os dispositivos móveis para tarefas outrora reservadas para os computadores,” adianta a empresa especializada em estudos de mercado.
E continuando no campo dos jogos avançamos para um ranking.
A conceituada revista EDGE publicou uma edição especial onde elabora a lista dos 100 melhores jogos de sempre.
Segundo a publicação Dark Souls ficou no primeiro posto.
Entre os critérios de avaliação estão a possibilidade de escolher títulos que pertençam a qualquer plataforma, e um único jogo de uma série com sequela direta.
Foi também informado que este top foi realizado de acordo com os padrões dos jogos modernos, da forma mais objetiva possível, sem ser influenciado pelo fator nostalgia e importância histórica de qualquer produção.
Podem consultar lista completa em http://nintendoeverything.com/edge-ranks-the-100-greatest-video-games/
Aproveitamos a deixa e vamos a outro ranking, mas dos jogos passamos para as séries.
O serviço de transmissão de TV Netflix revelou os resultados de um estudo, que prova que não é o episódio piloto que cativa os espetadores a uma série.
A análise que visava medir o comportamento dos espetadores, o Netflix encontrou uma consistência nos episódios que fazem com que estes vejam a série até ao final e apesar de ser, normalmente, um dos primeiros a prender o espetador, verifica-se que nunca foi o episódio piloto.
“A nossa pesquisa de 20 séries ao longo de 16 mercados demonstrou que nunca foi o piloto que conquistou a audiência. Isto dá-nos confiança que o nosso modelo de disponibilizar todos os episódios de uma só vez está mais alinhado com o que os nossos espetadores esperam”, disse Ted Sarandos, responsável por conteúdos da Netflix.
“O episódio chave para prender o espetador acontece quando 70% de quem o visionou, continua a ver a temporada até ao final. Estes foram primeiro identificados por país, e depois extrapolados para o universo global de clientes”, acrescentou Sarandos.
Aqui fica a lista: Arrow – Episódio 8, Bates Motel – Episódio 2, Better Call Saul – Episódio 4, Bloodline – Episódio 4, BoJack Horseman – Episódio 5, Breaking Bad – Episódio 2, Dexter – Episódio 3, Gossip Girl – Episódio 3, Grace & Frankie – Episódio 4, House of Cards – Episódio 3, How I Met Your Mother – Episódio 8, Mad Men – Episódio 6, Marco Polo – Episódio 3, Marvel’s Daredevil – Episódio 5, Once Upon a Time – Episódio 6, Orange is the New Black – Episódio 3, Pretty Little Liars – Episódio 4, Scandal – Episódio 2, Sense8 – Episódio 3, Sons of Anarchy – Episódio 2, Suits – Episódio 2, The Blacklist – Episódio 6, The Killing – Episódio 2, The Walking Dead – Episódio 2 e Unbreakable Kimmy Schmidt – Episódio 4
AH!!! Quase que me esquecia!!! A data já é oficial. O Netflix chega a Portugal no próximo dia 21 de outubro. Há três opções, a mais barata custa 7,99 euros e fornece conteúdos em qualidade SD; o plano standard dá acesso a conteúdos HD em dois dispositivos e custa 9,99 euros; já o premium conta com conteúdos Ultra HD em quatro dispositivos a um preço de 11,99 euros.
Os utilizadores que quiserem experimentar o Netflix vão poder fazê-lo durante um mês, sem qualquer custo, estratégia que permite aos utilizadores conhecerem o serviço e o catálogo.
Agora o cinema, com o habitual destaque semanal. E a escolha vai para “Perdido em Marte” (“The Martian”), um filme de ação/aventura do consagrado realizador Ridley Scott com o ator Matt Damon como protagonista.
A história da película reza que durante uma missão tripulada a Marte, o astronauta Mark Watney (Matt Damon) é dado como morto após uma tempestade e deixado para trás pela sua tripulação. Mas Watney sobreviveu e encontra-se preso e só num planeta hostil. Com escassos mantimentos, ele terá que contar com a sua criatividade, inteligência e espírito de sobrevivência para encontrar uma maneira de enviar para a Terra um sinal de que está vivo. Quem aposta no regresso seguro de Watney?
Este é o trailer: www.youtube.com/watch?v=z57Uh2wVZPc