TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): Novos iPhones já chegaram e estudos publicados
Os mais recentes smartphones da Apple (iPhone 6s e iPhone 6s Plus) já estão àvenda no retalho e nas lojas online em Portugal.
Jornalista
Rádio Horizonte Algarve/ Tavira
Estes são os iPhones mais caros de sempre, mas são também os melhores, de acordo com a marca da maçã.
Esta é a lista completa de preços:
– iPhone 6s 16GB: 759 euros
– iPhone 6s 64 GB: 869 euros
– iPhone 6s 128GB: 979 euros
– iPhone 6s Plus 16GB: 869 euros
– iPhone 6s Plus 64GB: 979 euros
– iPhone 6s Plus 128GB: 1.089 euros
Olhando para os valores praticados em anos anteriores, estes são os iPhone mais caros de sempre. Mas a Apple diz haver motivos para tal investimento. Será?
E o que há de diferente nos novos iPhone? A maior novidade é o ecrã 3D Touch, uma tecnologia aplicada ao painel dos telemóveis que lhe permite perceber o nível de pressão aplicado pelos utilizadores e é através do nível de pressão que o smartphone executa algumas ações.
Outra alteração prende-se com a câmara fotográfica que agora, entre outras melhorias, utiliza um sensor de 12 megapíxeis. Isto significa que as imagens captadas com os novos iPhone vão ser mais definidas, mais detalhadas e também com melhores níveis de cores.
Por outro lado, os processadores A9 dos novos iPhone 6s são até 70% mais rápidos do que o modelo anterior e o processador gráfico é até 90% mais rápido.
Quanto a cores, a novidade vai para o dispositivo cor rosa.
Mais de metade das pesquisas do Google já é feita no telemóvel, ultrapassando pela primeira vez na história as pesquisas realizadas com o computador.
O motor de busca tem dado resposta a mais de 100 mil milhões de pesquisas todos os meses, das quais acima de 50 mil milhões são, desde este verão, feitas através de dispositivos “com ecrãs com menos de seis polegadas”.
Esta medida deixa grande parte dos tablets de fora, como indicou Amit Singhal, responsável da Google por esta área de negócio.
Devido a isto, Amit Singhal referiu que a estratégia da gigante das buscas não pode continuar a basear-se no “retângulo” de pesquisa que obriga a escrever, uma opção que não é confortável em ecrãs de pequena dimensão.
Reactions é o nome da nova função que o Facebook vai dar ao popular e tradicional “Like”. A nova função traz consigo uma mão cheia de emoções para diferentes situações e não, nenhuma delas é o botão “Não Gosto” tão debatido nos últimos tempos.
Mark Zuckerberg já havia esclarecido que esta inovação não iria ter nada a ver com um “polegar para baixo”, com o “Reactions” a traduzir a intenção de “gostar” em várias reações, de maior ou menor satisfação relativamente ao comentário, foto ou link publicado.
Apesar dos indícios, ainda não há datas para a disponibilização geral das novas funções da opção “Gostar”.
Nos videojogos, um novo estudo revelou que videojogos melhoram as funções cognitivas e há boas notícias para os fãs dos géneros de ação e quebra-cabeças.
O estudo, desenvolvido por C. Shawn Green e Aaron R. Seitz, das Universidades de Wisconsin e Califórnia, respetivamente, e publicado no jornal Policy Insights form the Behavioral and Brain Sciencies, provou que os videojogos podem ajudar no desenvolvimento das funções cognitivas.
A análise refere que nem todos os jogos são capazes de desenvolver as capacidades dos jogadores, mas que alguns géneros, como a ação e estratégia, apresentam vários efeitos positivos, entre eles a melhoria das habilidades percetuais, de atenção (a habilidade de filtrar informação menos importante) e funções cognitivas superiores.
No que toca a exemplos, a dupla de investigadores nomeia StarCraft 2 para o desenvolvimento da flexibilidade cognitiva, e Portal 2 para o melhoramento das habilidades relacionadas com a resolução de problemas e raciocínio espacial.
Terminamos, como habitualmente, com o cinema e com a estreia da semana.
Escolhemos a película Sicario – Infiltrado, um filme que abrange os géneros de crime, drama e mistério e cuja realização pertence a Denis Villeneuve.
Sobre a história desta longa-metragem podemos dizer que a atriz Emily Blunt interpreta uma agente da autoridade do Arizona que atravessa a fronteira do México com uma dupla de mercenários para localizar o cabecilha de um gangue de drogas. Josh Brolin e Benicio Del Toro também integram o elenco deste filme.
Fica o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=4IHJtgu3XKg