TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): onde está o seu telemóvel ou smartphone?




Um estudo da consultora Gallup revelou dados importantes sobre a forma como utilizamos os nossos telemóveis ou smartphones. Os dados dizem respeito aos utilizadores norte-americanos, mas a nossa realidade não deve andar muito longe disto: 11% dos utilizadores verificam o telemóvel a “cada poucos minutos”, 41% verificam “algumas vezes por hora”, 20% verificam “uma vez por hora” e outros 28% verificam “com menos frequência”.

Ademar Dias peq._800x800Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve/ Tavira

A análise mostra ainda que 81% das pessoas deixam os seus telemóveis por perto “a maior parte do tempo durante as horas em que estão acordados” e 63% fazem-no mesmo quando estão a dormir.

E claro, os jovens assumem papel de destaque, uma vez que um em cinco “verifica o telefone a cada poucos minutos”.

Um outro estudo, da Universidade de Basileia, revela que a utilização de smartphones durante a noite afeta a qualidade do sono e aumenta os riscos depressivos em pessoas com menos de 17 anos. Nesta análise, apenas 17% dos jovens admitiu desligar ou colocar o smartphone em silêncio durante a noite.

Também a Net Children Go Mobile concluiu que 57% dos menores portugueses fazem um uso excessivo do smartphone, valor que supera a média europeia de 48%.

Continuamos a falar de utilizadores de smartphones e agora pensem quantas vezes já quiseram guardar um vídeo do Youtube para ver mais tarde, mesmo sem ter acesso à internet?

O TechTudo deu-se ao trabalho de listar algumas aplicações que permitem superar este obstáculo.

O Videoder está disponível para sistemas operativos Android. O iBolt Downloader & Manager, disponível para oiOS, serve aos utilizadores de iPhones ou iPads.

Com o TubeMate, disponível para Android, podem mesmo converter os ficheiros para formato mp3.

Com o Free Video Downloader, também para Android, podem ainda gerir o seu arquivo como bem entenderem.

Há ainda o VDownloader, mas se não pretendem descarregar qualquer aplicação a sugestão passa pelo site Tubidy Mobile.

E agora, vai já fazer download?

Ainda no campo dos smartphones, a Samsung quer apostar na resolução 11K.

Com o mercado a fazer a transição para a resolução Ultra HD, ou 4K, a tecnológica sul-coreana quer mesmo saltar a resolução 8K e ir diretamente para a 11K.

Segundo a ETNews, a Samsung pretende lançar um smartphone com um ecrã capaz de reproduzir conteúdos a 11K, o que significa uma densidade de pixéis de 2,250ppi.

O objetivo da empresa será oferecer efeitos visuais em 3D sem necessidade de óculos, o que também ajudaria a melhorar em muito a imersão dos aparelhos de realidade virtual que ameaçam invadir o mercado em breve.

O Twitter está a contratar peritos para trabalharem numa Inteligência Artificial capaz de entender a forma como se partilha conteúdo.

A rede social pretende criar uma equipa para desenvolver a sua própria IA, denominada ‘Cortex’ e, para tal, publicou vários anúncios de emprego onde procura engenheiros de software especializados em arquitetura e sistemas para trabalhar em “Aprendizagem Profunda”.

Ao que tudo indica, o ‘Cortex’ terá a função de aprender os hábitos de partilha de conteúdos dos utilizadores do Twitter, algo que será a base da IA.

Além do Twitter também o Facebook já se encontra a desenvolver uma inteligência artificial, com Google, Microsoft e Apple a trabalharem para desenvolver as suas.

E mais uma vez falamos do Windows 10 que, ao contrário dos seus antecessores, não virá pré-instalado em novos PCs.

A Microsoft revelou que quem comprar um novo PC na altura de lançamento do Windows 10 terá de atualizar o sistema operativo, uma vez que a nova versão não vem pré-instalada.

Prometido está o acompanhamento técnico em determinadas lojas para que a atualização seja feita com todas as condições.

O Windows 10 chega ao mercado a 29 de julho e para os que já são utilizadores do sistema operativo podem fazer a atualização para o novo Windows sem qualquer custo, ainda que de forma gradual, de acordo com as reservas feitas, para que todo o processo decorra com o mínimo de problemas possível.

Vamos a outra lista.

O site TecMundo compilou uma lista de videojogos que foram, direta ou indiretamente, baseados em obras literárias. Em alguns casos, o autor contribuiu para a adaptação, noutros foram apenas as personagens ou o contexto histórico a inspirar os criadores do jogo.

Dois dos mais mediáticos são The Witcher 3: Wild Hunt – precedido por The Witcher e The Witcher 2: Assassins of Kings – todos baseados na série de romances de fantasia com o mesmo título do autor polaco Andrzej Sapkowski; mas também Assassin’s Creed, com a Ubisoft a confirmar que o primeiro jogo da saga é levemente inspirado na obra ‘Alamut’, de Vladimir Bartol.

Nota ainda para o clássico Dune/Dune II, que os fãs de ficção científica certamente conhecem do livro lançado em 1965 por Frank Herbert, história também adaptada ao cinema por David Lynch.

E para terminar falamos do filme Homem-Formiga (Ant-Man), que estreia neste dia 16 de julho.

Trata-se de uma película de ação/aventura que narra a história do ladrão Scott Lang, convencido pelo cientista Hank Pym a trabalhar para ele, com o propósito de experimentar e defender a sua tecnologia de manipulação do tamanho dos seres vivos, criando assim o Homem-Formiga, uma criatura com uma super-capacidade de encolher fisicamente e ao mesmo tempo ficar muito mais forte, para combater os malfeitores do mundo.

Realizado por Peyton Reed, destaque para as interpretações de Paul Rudd, Michael Douglas, Evangeline Lilly, entre outros.

Aqui fica o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=2kCBGZm2VdY


Share This Post On
468x60.jpg