TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): partilha de dados.
Sete em cada 10 aplicações para smartphones e tablets recolhem e partilham os dados pessoais dos utilizadores com terceiros, problema que também afeta as apps para crianças, embora em menor escala.
As conclusões surgem num estudo do IMDEA Networks Institute que, com base numa ferramenta de análise chamada Lumen, “rastreou” mais de 5.000 aplicações, utilizadas por cerca de 1.600 pessoas.
O maior problema não está no facto de a aplicação passar informação a um terceiro, mas porque as aplicações partilham dados com cinco ou mais empresas, algo que acontece em 15% dos casos, de acordo com o estudo.
A análise mostra ainda que 25% das aplicações recolhem pelo menos um utilizador único, ou seja informação que permite aos anunciantes segui-lo por entre os diferentes dispositivos usados, por exemplo do seu telefone para o computador.
O YouTube chegou aos 1,5 mil milhões de utilizadores registados que todos os meses visualizam vídeos na plataforma, muitos deles a partir dos seus smartphones.
Susan Wojcicki, diretora executiva do YouTube, revelou num post que, em média, estes utilizadores registados costumam estar mais de uma hora por dia a ver vídeos através dos seus dispositivos móveis.
“Comparando com os números da televisão, as pessoas – em alguns países como os EUA – veem cerca de quatro horas por dia, portanto achamos que ainda existe muito espaço para levar as pessoas a ver ainda mais vídeos no YouTube”, referiu a responsável.
No mundo das consolas, a Sony acredita que o lançamento da PlayStation 5 acontecerá num futuro ainda longínquo.
Depois do lançamento da PlayStation 4 Pro no ano passado, a Sony está a apostar por pequenos saltos seguindo o modelo das renovações anuais da indústria dos smartphones.
Shawn Layden, CEO da Sony Interactive Entertainment America, explicou que a PlayStation 4 Pro pode ser considerada a primeira consola de uma mudança de modelo no sistema tradicional do mercado dos videojogos para deixar de lado os grandes saltos geracionais e fomentar uma evolução mais próxima das que têm os telemóveis, o que significa renovações de hardware a um ritmo anual, num ciclo muito mais pequeno do que os tradicionais cinco anos, com inovações menores integradas de forma progressiva.
Sobre se a Sony está a planear uma PlayStation 5 que seja um claro salto geracional e não uma evolução anual, Shawn Layden respondeu que, “sim, mas ainda falta algum tempo” antes que esse momento chegue.
Por seu turno, a Nintendo continua a apostar em certos regressos ao passado.
A companhia nipónica oficializou recentemente a SNES Mini, revelando que esta edição miniatura da sua consola originalmente lançada em 1992 será lançada em Portugal já a 29 de setembro deste ano.
Dentro do pacote vão encontrar um cabo HDMI, um cabo USB e dois comandos Super NES Classic.
O preço para Portugal não foi revelado, mas nos Estados Unidos a SNES Mini vai custar 80 dólares.
A SNES Mini inclui 21 jogos: Contra III: The Alien Wars™, Donkey Kong Country™, EarthBound™, Final Fantasy III, F-ZERO™, Kirby™ Super Star, Kirby’s Dream Course™, The Legend of Zelda™: A Link to the Past™, Mega Man® X, Secret of Mana, Star Fox™, Star Fox™ 2, Street Fighter® II Turbo: Hyper Fighting, Super Castlevania IV™, Super Ghouls ‘n Ghosts®, Super Mario Kart™, Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars™, Super Mario World™, Super Metroid™, Super Punch-Out!! ™ e Yoshi’s Island™.
Para terminar, o cinema… e como estreia da semana destacamos o filme de animação “Gru – O Maldisposto 3” (“Despicable Me 3”).
Illumination, a equipa que nos trouxe “Gru – O Maldisposto” e os maiores filmes de animação de 2013 e 2015, “Gru – O Maldisposto 2” e os “Mínimos” (“Minions”), regressa com a continuação das aventuras de Gru, Lucy, as adoráveis filhas – Margo, Edith e Agnes – e os Mínimos (Minions), em “Gru – O Maldisposto 3”.
Realizado por Pierre Coffin e Kyle Balda, co-realizado por Eric Guillon e com argumento de Cinco Paul & Ken Daurio, a animação é produzida por Chris Meledandri e Janet Healy, ambos dos estúdios da Illumination, e conta com Chris Renaud como produtor executivo.
Fica a oportunidade para treinar o riso ao ver o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=QE4aflS5Aag