TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): pirataria, hábitos nas redes sociais, música, televisão e cinema.
Um estudo da Anatomy Media mostrou que quase dois terços dos jovens usam algum tipo de pirataria ou de software bloqueador de anúncios (Adblock) na sua navegação na internet.
O estudo reúne as respostas de 2.700 jovens entre os 18 e os 24 anos, dos quais 69% admite recorrer a pirataria para ver conteúdos de vídeo na internet, 42% diz recorrer a streaming através do computador portátil, 41% escolhe aplicações móveis e 17% usa sites de torrents para desfrutar de conteúdo de forma ilegal.
Nota para a perceção por próprios internautas: 67% dos inquiridos acredita que fazer streaming não autorizado de conteúdos na internet é legal.
A par da pirataria de conteúdos surge a frequência com é utilizado software Adblock, com os mesmos dois terços a afirmar que usa estes meios de bloquear anúncios.
A explicação pode estar no fato da pirataria e do adblocking se “ajudarem” um ao outro, verificando que muitos internautas que fazem streaming de conteúdos também têm instalado no seu portátil ou smartphone software que bloqueie anúncios.
O estudo da Marktest “Os portugueses e as redes sociais” revelou que os utilizadores de redes sociais dedicam diariamente, em média, 91 minutos do seu tempo a estes sites, e o Facebook é líder.
Este valor “sobe entre os mais jovens e as mulheres”. Destaque para os 68% que “considera que este é o tempo adequado para dedicar às redes sociais, embora um em cada quatro refira que no último ano passou a dedicar-lhes mais tempo”.
O Facebook “destaca-se claramente das restantes redes sociais, pois a maioria refere que ele é o site mais credível, o que informa melhor, o que mais gostam” e “o mais viciante”, sendo também “a rede com maior penetração em Portugal, com 94% de utilizadores, a que se segue o Youtube, Google+, WhatsApp e Instagram, que foi a rede que mais subiu face a 2015”.
Segundo o documento, “entre as redes mais utilizadas regista-se uma tendência de acréscimo na penetração do Instagram, Pinterest e Google+” e “um forte decréscimo na penetração do Hi5”.
O serviço de troca de mensagens ou serviço chat é a funcionalidade mais utilizada, sendo que comentar publicações dos amigos é outra das ferramentas usadas pelos utilizadores, assim como ver vídeos ou ler notícias em sites de informação.
67% dos utilizadores visita as redes sociais várias vezes ao dia, mas apenas 41% faz publicações diárias. “Os acessos são, sobretudo, feitos entre as 20h e as 22h e, cada vez mais, através do smartphone”, refere a Marktest.
A Billboard divulgou a lista dos sons mais ouvidos nos últimos 70 anos, analisando as tabelas de vendas de cada uma das décadas.
Para tal escolheu uma música para cada ano, aquela música que todas as rádios usam e que muitas televisões utilizam para ilustrar diferentes temas.
Então, qual era, no ano em que nasceu, a música que fazia furor nas pistas de dança? Foi a essa pergunta que a Billboard respondeu.
Esta é a lista:
2015: Mark Ronson feat. Bruno Mars, “Uptown Funk!”
2014: Pharrell Williams, “Happy”
2013: Macklemore and Ryan Lewis feat. Wanz, “Thrift Shop”
2012: Gotye feat. Kimbra, “Somebody That I Used To Know”
2011: Adele, “Rolling In The Deep”
2010: Ke$ha, “TiK ToK”
2009: Black Eyed Peas, “Boom Boom Pow”
2008: Flo Rida feat. T-Pain, “Low”
2007: Beyonce, “Irreplaceable”
2006: Daniel Powter, “Bad Day”
2005: Mariah Carey, “We Belong Together”
2004: Usher feat. Lil Jon and Ludacris, “Yeah!”
2003: 50 Cent, “In Da Club”
2002: Nickelback, “How You Remind Me”
2001: Lifehouse, “Hanging By A Moment”
2000: Faith Hill, “Breathe”
1999: Cher, “Believe”
1998: Next, “Too Close”
1997: Elton John, “Candle In The Wind 1997 / Something About The Way You Look Tonight”
1996: Los Del Rio, “Macarena (Bayside Boys Mix)”
1995: Coolio, “Gangsta’s Paradise”
1994: Ace Of Base, “The Sign”
1993: Whitney Houston, “I Will Always Love You”
1992: Boyz II Men, “End Of The Road”
1991: Bryan Adams, “(Everything I Do) I Do It For You”
1990: Wilson Phillips, “Hold On”
1989: Chicago, “Look Away”
1988: George Michael, “Faith”
1987: Bangles, “Walk Like An Egyptian”
1986: Dionne and Friends, “That’s What Friends Are For”
1985: Wham!, “Careless Whisper”
1984: Prince, “When Doves Cry”
1983: Police, “Every Breath You Take”
1982: Olivia Newton-John, “Physical”
1981: Kim Carnes, “Bette Davis Eyes”
1980: Blondie, “Call Me”
1979: Knack, “My Sharona”
1978: Andy Gibb, “Shadow Dancing”
1977: Rod Stewart, “Tonight’s The Night (Gonna Be Alright)”
1976: Wings, “Silly Love Songs”
1975: Captain and Tennille, “Love Will Keep Us Together”
1974: Barbra Streisand, “The Way We Were”
1973: Tony Orlando and Dawn, “Tie A Yellow Ribbon Round The Ole Oak Tree”
1972: Roberta Flack, “The First Time Ever I Saw Your Face”
1971: Three Dog Night, “Joy To The World”
1970: Simon and Garfunkel, “Bridge Over Troubled Water”
1969: Archies, “Sugar, Sugar”
1968: Beatles, “Hey Jude”
1967: Lulu, “To Sir With Love”
1966: Sgt. Barry Sadler, “The Ballad Of The Green Berets”
1965: Sam The Sham and The Pharaohs, “Wooly Bully”
1964: Beatles, “I Want To Hold Your Hand”
1963: Jimmy Gilmer and The Fireballs, “Sugar Shack”
1962: Mr. Acker Bilk, “Stranger On The Shore”
1961: Bobby Lewis, “Tossin’ And Turnin’”
1960: Percy Faith, “Theme From ‘A Summer Place’”
1959: Johnny Horton, “The Battle Of New Orleans”
1958: Domenico Modugno, “Volare (Nel Blu Dipinto Di Blu)”
1957: Elvis Presley, “All Shook Up”
1956: Elvis Presley, “Heartbreak Hotel”
1955: Perez Prado, “Cherry Pink And Apple Blossom White”
1954: Kitty Kallen, “Little Things Mean A Lot”
1953: Percy Faith, “Song From Moulin Rouge”
1952: Leroy Anderson, “Blue Tango”
1951: Nat King Cole, “Too Young”
1950: Gordon Jenkins and The Weavers, “Goodnight Irene”
1949: Vaughn Monroe, “Riders In The Sky”
1948: Pee Wee Hunt, “Twelfth Street Rag”
1947: Francis Craig, “Near You”
1946: Perry Como, “Prisoner Of Love”
A 68.ª edição dos Emmy, os prémios de televisão dos Estados Unidos, premiou no passado domingo, pelo segundo ano consecutivo, a “Guerra dos Tronos” como melhor série dramática.
O épico da HBO, baseado nos livros de George R. R. Martin, venceu 12 dos galardões atribuídos pela Academia Internacional das Artes e Ciências da Televisão dos Estados Unidos, igualando o recorde atingido pela série, a mais premiada numa só edição, em 2015.
Como melhor série cómida surge “Veep”, ao alcançar o seu segundo Emmy consecutivo.
Nas categorias de interpretação, Rami Malek, o protagonista de “Mr. Robot”, triunfou como melhor ator dramático, enquanto Tatiana Maslany venceu o Emmy para melhor atriz dramática com “Orphan Black”.
Julia Louis-Dreyfus recebeu o seu quinto Emmy consecutivo como melhor atriz de comédia em “Veep” e Jeffrey Tambor repetiu o galardão como melhor intérprete cómico em “Transparent”.
Veja aqui a lista dos vencedores: http://www.emmys.com/awards/nominees-winners
Terminamos com o cinema e como estreia da semana destacamos o filme “Os Sete Magníficos” (“The Magnificent Seven”).
Esta película de ação, realizada por Antoine Fuqua, conta com um elenco de luxo e onde constam nomes como os dos atores Denzel Washington, Chris Pratt e Ethan Hawke.
Esta longa-metragem traz-nos a visão moderna de uma história clássica. Em “Os Sete Magníficos” a cidade de Rose Creek está sob o cruel domínio do industrial Bartholomew Bogue (Peter Sarsgaard).
A população desesperada contrata a proteção de sete marginais, caçadores de prémios, jogadores e pistoleiros a soldo: Sam Chisolm (Denzel Washington), Josh Faraday (Chris Pratt), Goodnight Robicheaux (Ethan Hawke), Jack Horne (Vincent D’Onofrio), Billy Rocks (Byung-Hun Lee), Vasquez (Manuel Garcia-Rulfo) e Red Harvest (Martin Sensmeier).
Enquanto preparam a cidade para o confronto violento que sabem estar a aproximar-se, os sete mercenários acabam a lutar por mais do que apenas dinheiro.
Vale a pena espreitar o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=D1-Zl-7VGRs