TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): previsões, novidades para “batoteiros” e super-heróis.




Segundo a Forrester Research, o mercado global da tecnologia deve alcançar novos máximos em 2018. A consultora estima que as compras neste sector vão crescer 4% no próximo ano, valorizando-o em três biliões de dólares, um crescimento superior aos 3,4% de incremento que são previstos para as contas finais deste ano.

A empresa norte-americana aponta a consultadoria como a indústria mais beneficiada com esta tendência, sendo que os gastos com os seus serviços devem aumentar 4,3% já em 2017. Para o próximo ano, no entanto, está previsto um aumento de 6%.

O hardware, embora com valores inferiores, deve crescer 2,6% em 2017, chegando depois aos 3% em 2018. Quanto aos gastos com outsourcing e serviços de telecomunicações, estes também devem alinhar-se com esta tendência, com uma subida abaixo dos 2% em 2018.

O destaque de 2018, contudo, deverá ir para as tecnologias de CRM, e-commerce, customer analytics e outras soluções de marketing que ajudem as empresas a compreender como ganhar e reter clientes. O investimento nestes serviços deve crescer na ordem dos 28%. Ainda assim, a Forrester trava o entusiasmo, pois este será um investimento canibal, que vai inviabilizar gastos de maior ordem noutros serviços.

Agora falamos dos hábitos de compras online dos Millennials, geração que vai dos 17 aos 33 anos, e que em 2025 irá representar 47% da população ativa na Europa em 2025.

De acordo com os dados reunidos no DPDgroup barometer 2017, divulgados em primeira mão por Olivier Establet, da Chronopost, durante o Portugal Digital Summit, neste momento 56% dos millennials portugueses usam o smartphone para comprar online e 87% fazem compras em sites estrangeiros.

Além disso, 44% costumam eleger um site para visitar por recomendação de um amigo. Olivier Establet acrescentou ainda informação do Kantar Millwardbrown at Kantar Media que aponta que 75% dos millennials desvalorizam as marcas.

Está visto que os Millennials vão continuar a marcar tendências e Portugal não é exceção.

A nova atualização do sistema operativo da Microsoft traz consigo um sistema de proteção anti-cheat para todos os jogos integrados na Universal Windows Platform.

Este sistema é capaz de inviabilizar a utilização dos “cheats” mais simples nos jogos que têm integração na Universal Windows Platform.

Os jogos cobertos por este novo serviço “anti-batota” vão funcionar em paralelo com um programa de proteção que vai monitorizar a sessão para detetar comportamentos suspeitos e, em consequência, a utilização de batotas. Assim que for detetado algum cheat, o TruePlay (assim se denomina o sistema) vai enviar a informação para a empresa criadora do jogo.

Mas a utilização do TruePlay não é obrigatória, uma vez que a opção pode ser desligada.

O sistema não é uma novidade na indústria, uam vez que em 2002, na plataforma Steam, foi lançado o Valve Anti-Cheat com o mesmo propósito.

Voltamos a centrar-nos em Portugal para uma novidade aprovada em Conselho de Ministros.

A exibição pública de filmes e áudios sem pagamento de direitos de autor vai deixar de ser crime, punível com pena de prisão, e passar a contraordenação, de acordo com uma proposta de lei aprovada na passada quinta-feira.

O diploma “autoriza o Governo a descriminalizar e a prever como ilícito contraordenacional a execução pública não autorizada de fonogramas e videogramas editados comercialmente”, lê-se no comunicado do Conselho de Ministros.

Deste modo, a exibição pública de gravações áudio e audiovisuais sem o pagamento de direitos de autor deixa de ser considerada “crime de usurpação”, passando a constituir uma “contraordenação”.

E para terminar entramos no mundo do cinema. Está aí o filme “Thor: Ragnarok”.

Chris Hemsworth volta a dar vida ao super-herói da Marvel, num elenco onde pautam outros nomes conhecidos do grande ecrã, como Tom Hiddleston e Cate Blanchett.

Taika Waititié o realizador desta película que ao longo de 130 minutos nos conta a mais recente história de Thor, que em “Ragnarok” se encontra preso do outro lado do universo, sem o seu poderoso martelo, e numa corrida contra o tempo para voltar a Asgard e impedir Ragnarok – a destruição do seu mundo e o fim da civilização Asgardiana – que se encontra nas mãos de uma nova e poderosa ameaça, a implacável Hela. Pelo meio há uma luta de gladiadores contra um ex-aliado e companheiro Vingador, Hulk.

Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=Mze6pxwf-jc


Share This Post On
468x60.jpg