TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): Resultados, precisões, estudos e outras novidades.
A maior rede social do mundo revelou os resultados financeiros do último trimestre de 2015 e mostram que o Facebook voltou a bater recordes pessoais. As receitas foram de 5,84 mil milhões de dólares, um aumento de 52% comparativamente com igual período de 2014.
Jornalista
Rádio Horizonte Algarve/ Tavira
A publicidade domina o negócio com um total de 5,63 mil milhões de dólares e destes 80% surgem a partir das versões do Facebook para smartphones e tablets.
E se as finanças deixam Mark Zuckerberg a sorrir, os números de utilizadores também continuam a dar alegrias. O ano de 2015 terminou com 1,59 mil milhões de utilizadores ativos mensais, dos quais 1,44 mil milhões acedem à plataforma através de dispositivos móveis. Os valores representam uma subida de 14% e 21%, respetivamente, relativamente ao último trimestre de 2014. E quanto a utilizadores ativos diários? São 1,04 mil milhões no total e 934 milhões nas plataformas móveis.
Um recorde a ser batido em 2016 será o das vendas dos denominados wearables.
A Gartner prevê que, durante este ano de 2016, sejam vendidos 275 milhões de dispositivos wearable,o que representa um aumento de 18,4% face a 2015.
A forte performance do Apple Watch que se prevê continuar em 2016 será o grande impulsionador de vendas deste tipo de dispositivos.
E já há mesmo precisões para 2017, ano em que devem ser vendidos 322 milhões de wearables, com os dispositivos focados no desporto e fitness a ganhar cada vez mais popularidade.
De acordo com a AnubisNetworks, 62% dos emails recebidos pelos portugueses são “indesejáveis”, ou seja, tinham spam, vírus, phishing ou malware.
Os valores registados pelo sistema de segurança de email da empresa do grupo BitSight Technologies mostram que os primeiros seis meses do ano correram pior, com uma média superior de mensagens indesejáveis de 67%, face ao segundo semestre com 58%.
Por meses, o primeiro trimestre ocupa o pódio, janeiro com 72%, fevereiro com 70% e março com 71%.
A Apple está a desenvolver num novo tipo de carregamento que pode permitir a quem tenha um iPhone ou um iPad carregar estes aparelhos à distância.
Segundo a Bloomberg, a Apple está a trabalhar para superar alguns desafios técnicos que chegam com o wireless charging, incluindo a segurança e a perda de bateria numa maior distância.
A tecnológica de Cupertino pode vir a introduzir a tecnologia em smartphones e tablets em 2017. Será o futuro iPhone 7S o primeiro dispositivo com esta tecnologia?
No campo dos videojogos, o ‘PC gaming’ respira saúde, com o PC a gerar mais receita do que o mercado mobile em 2015, conseguindo 32 mil milhões de dólares, contra 25 mil milhões do mobile.
Os maiores impulsionadores de receita no PC foram os free-to-play que, de acordo com o SuperData, representam mais de metade dos ganhos, com 17 mil milhões de dólares. Seguem-se os jogos das redes sociais com uma receita na ordem dos 8 mil milhões.
Jogos gratuitos, como League of Legends e World of Tanks são dos mais lucrativos da plataforma, também impulsionada pelo sucesso da versão PC de Grand Theft Auto V, este sim pago.
E para 2016 prevê-se um crescimento de 50% das receitas com os eSports.
A associação da indústria discográfica dos EUA (RIAA) anunciou que as músicas ouvidas na internet vão contar para as acreditações de álbuns de ouro e platina.
A medida surge como resposta ao crescimento cada vez mais acentuado do streaming.
A organização decidiu que 1.500 streams de áudio ou vídeo são igual à venda de um álbum físico, actualizando a atribuição para os hábitos de consumo modernos. Para os singles, 150 streams nessa música contam como uma venda.
Nos Estados Unidos, são necessários 500 mil álbuns para atingir a marca ouro e um milhão de discos vendidos para atingir platina.
Também as vendas de músicas digitais contam. Cada dez músicas vendidas online contam como a venda de um álbum.
Terminamos com a habitual sugestão cinematográfica da semana. Destacamos a estreia do filme “Os Oito Odiados” (“The Hateful Eight”).
Comédia, drama e mistério não faltam na nova película do realizador Quentin Tarantino protagonizada por atores como Samuel L. Jackson, Kurt Russell e Jennifer Jason Leigh, entre outros.
A ação do filme tem lugar durante um nevão, quando o carrasco John Ruth transporta uma prisioneira, a famosa Daisy Domergue. No caminho, os viajantes aceitam transportar o caçador de recompensas Marquis Warren e o xerife Chris Mannix.
Com condições climáticas adversas o grupo procura abrigo no Armazém da Minnie, onde outros quatro desconhecidos estão abrigados. Aos poucos são descobertos os segredos sangrentos destas oito figuras, tornando um confronto inevitável.
Pode espreitar o trailer em www.youtube.com/watch?v=jLJXmbEHvDw