TECNOCRÓNICA Opinião de Ademar Dias): subidas, descidas, novidades e costumes.
De acordo com um inquérito realizado pelo Piper Jaffray (um banco de investimento norte-americano) os adolescentes já passam mais tempo no YouTube do que a ver televisão por cabo.
Jornalista
Rádio Horizonte Algarve/ Tavira
O estudo, que incidiu sobretudo nos hábitos de visualização de conteúdos de um universo de 10 mil participantes, revelou que 26% deles têm o hábito de assistir diariamente a vídeos no YouTube. A televisão, por outro lado, merece a atenção diária de 25%.
Ainda assim, no topo dos “canais de emissão”, a liderança é do Netflix. Neste caso, o serviço de filmes, séries e documentários, reúne visualizações diárias de 37% dos adolescentes inquiridos.
Destaca também para a superioridade desta plataforma face às concorrentes, que não chegam a superar os resultados da TV.
A indústria do PC está em declínio contínuo há dois anos segundo dados dos analistas da Gartner.
Enquanto que do ponto de vista dos videojogos parece estar a viver um novo fulgor, o mundo do mercado do PC não está a florescer e o declínio na distribuição dos computadores pessoais está a tornar-se uma constante.
Os mais recentes dados divulgados pelos analistas da Gartner revelam que a distribuição dos PC diminuiu 5,7% no terceiro trimestre de 2016, atingindo o número dos 68,9 milhões. Trata-se de um declínio que já se arrasta por dois anos.
As razões para este declínio contínuo é a já identificada propagação dos tablets e dos smartphones. Estes são cada vez mais poderosos e capazes de competir com os computadores de secretária e portáteis nas tarefas menos exigentes.
Ainda nos smartphones, a Sony vai lançar os primeiros jogos móveis em 2018 e os títulos devem ser inspirados em séries de jogos já popularizados na PlayStation.
De acordo com a publicação asiática, Nikkei, a tecnológica japonesa está a preparar os seus primeiros jogos móveis e planeia lançá-los em março desse ano.
Segundo o mesmo website, os “cinco ou mais” títulos que se encontram em desenvolvimento, vão inspirar-se em séries populares da PlayStation, tal como a Nintendo fez com Pokémon Go e Super Mario Run. A ideia passa também por ressuscitar algumas das sagas mais velhas que ainda não mereceram a atenção das últimas consolas que, por sua vez, serão envolvidas em diversas funcionalidades multiplataforma que estão a ser pensadas para estes jogos.
A distribuição das apps será assegurada pela ForwardWorks.
O streaming tem cada vez mais preponderância na indústria musical, sendo o principal ‘contribuidor’ para os resultados positivos do ano de 2016 que, de acordo com a Billboard, será o melhor desde 2009.
O sucesso foi medido pelo total de álbuns de música consumidos (o equivalente a 15 faixas vendidas ou 1,500 streams dentro do digital), com os números a apontarem para os 411 milhões de unidades conforme os números do terceiro trimestre do ano. Tendo em conta que ainda se aproxima a época natalícia, é provável que os resultados do ano cheguem ao patamar do ano 2009 de 489.8 milhões de álbuns.
No que diz respeito aos álbuns mais ouvidos, Drake com o seu ‘Views’ encabeçam a lista (3.57 milhões), seguido de Adele com ‘25’ (2.1 milhões) e Beyoncé com ‘Lemonade’ (2.01 milhões).
Agora um costume, cinema: a estreia da semana que destacamos marca o regresso de Tom Cruise ao papel de Jack Reacher.
O filme “Jack Reacher: Nunca Voltes Atrás” (“Jack Reacher: Never Go Back” no título original) é realizado por Edward Zwick e para além de ter Tom Cruise como protagonista conta ainda com Cobie Smulders e Robert Knepper no elenco.
A história desta longa metragem apresenta-nos novamente um Jack Reacher com o seu particular sentido de justiça em evidência. Quando Susan Turner (Cobie Smulders), que lidera a antiga unidade de investigação de Jack Reacher, é presa por traição, nada fará o protagonista parar até provar a sua inocência e descobrir a verdade por detrás de uma alta conspiração governamental que envolve soldados que estão a ser mortos.
A película é baseada no livro “Jack Reacher: Nunca Voltes Atrás”, o 18º romance de Lee Child, autor dos best-sellers da série Jack Reacher, que vendeu mais de 100 milhões de livros em todo o mundo.
Consulta o trailer em https://www.youtube.com/watch?v=kbMAsSfEpSs