TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): Super Mario em todo o lado e Internet também
Esta semana começamos com a intenção da Microsoft em disponibilizar Internet em qualquer lugar. A notícia foi lançada pelo VentureBeat e avança que a Microsoft está a trabalhar num novo serviço capaz de permitir aceder à Internet em qualquer lugar do mundo, o que certamente vai deixar deliciados os utilizadores de smartphones e tablets.
Jornalista
Rádio Horizonte Algarve/ Tavira
A mesma publicação adianta palavras de um representante da empresa: “Podemos confirmar que estamos a trabalhar num novo serviço, chamado Microsoft Wifi”, serviço esse que não será gratuito e apenas compatível via aplicação com vários sistemas operativos como iOS, OS X, Android e Windows.
Mas a grande notícia da semana no contexto da Microsoft foi a revelação da data oficial para o lançamento do Windows 10.
O novo sistema operativo será lançado a 29 de julho e estará disponível de graça (apenas durante o primeiro ano, depois será pago) a todos os que tenham as duas versões anteriores, nomeadamente o 7 e o 8.
Segundo o blogue da Microsoft, a data diz respeito à disponibilidade do Windows 10 para PC e tablets. Para breve estão previstas novidades para outras plataformas.
No campo das aplicações há uma que promete revolucionar a paternidade/maternidade.
Uma nova app desenvolvida pela National Taiwan Normal University permite identificar o motivo do choro dos bebés. As dificuldades em identificar o choro do bebé podem ser coisa do passado com esta nova aplicação que analisa a frequência do choro do bebé para, comparando-a com outras frequências semelhantes disponíveis em base de dados, ser capaz de sugerir o motivo da insatisfação da pequenada.
Segundo declarações de uma porta-voz da equipa de investigação ao site KidSpot, “a maioria dos pais aprende a reconhecer diferentes tipos de choro” mas esta app consegue captar “as diferenças subtis que possam escapar mesmo aos instintos afinados de uma mãe”.
Outro destaque no universo das aplicações vai para a Screentendo (na foto). Esta app transforma uma captura de tela do que estiver a fazer e transforma-a numa fase de Super Mario, com nuvens e blocos.
Desenvolvido por Aaron Randall, o Screentendo usa filtros de imagem e processamento visual para saber quais as partes de um screenshot que podem ser preenchidas com blocos e transformadas numa fase do clássico jogo da Nintendo. É ainda necessário fazer o download do código fonte do GitHub e compilar o programa para jogar.
Mas há um senão… As fases criadas pela aplicação não têm inimigos sobre os quais saltar ou mesmo qualquer objetivo específico. Resta partir blocos e saltar até desistirmos…
E por falar em desistências, a plataforma Steam tem uma nova política de devoluções que permite aos jogadores reaver o seu dinheiro desde que não tenham passado mais de 14 dias desde a compra.
A Valve anunciou esta nova política de devoluções para a sua loja virtual estabelecendo algumas regras, como o já referido prazo de 14 dias, ou a norma de que o título devolvido não pode ter sido jogado por mais de duas horas. Há ainda outra certeza: prendas de jogadores para outros jogadores também estão fora desta política. Além do mais, a Valve promete estar atenta para detetar abusos deste sistema.
Esta política é válida quer para jogos como para conteúdo extra.
Agora falamos de conteúdos televisivos, numa semana onde foi notícia a intenção da Fox dar nova vida à série Prison Break.
Protagonizada por Wentworth Miller e Dominic Purcell, a série pode estar de regresso no formato “limited series” (minissérie), seguindo os exemplos de True Detective e American Horror Story, que mudam de elenco e história a cada temporada. Neste caso, Prison Break teria apenas uma temporada, tal como 24 Horas – Live Another Day.
Quem o diz é TVLine que adianta um formato de aproximadamente 12 episódios, com Miller e Purcell de regresso se a série receber luz verde para avançar.
Será que vamos mesmo ter Michael Scofield (Miller), e o seu irmão (Purcell) de volta?
Quanto à estreia desta semana destacamos “A Criança nº 44”, filme baseado na obra com o mesmo nome do escritor Tom Rob Smith.
Nesta película realizada por Daniel Espinosa entram os atores Gary Oldman, Jason Clarke, Joel Kinnaman, Noomi Rapace, Tom Hardy e Vincent Cassel.
Quanto à história, aqui fica: «Produto do sistema soviético e órfão tornado herói, Leo Demidov subiu na hierarquia do KGB, até se transformar numa estrela das investigações de actividades dissidentes. Quando ele e o sádico colega Vasil capturam Anatoly Tarasovich Brodsky, suspeito de ser um espião, este indica o nome da esposa de Leo, a bela professora Raisa, como cúmplice da conspiração. Forçado a investigar Raisa, Leo ocupa-se também do caso do corpo de um rapaz encontrado ao longo da linha de caminho-de-ferro. Apesar de pistas em contrário, Leo descreve a morte como um acidente ao pai do rapaz, o agente do KGB, Alexei Andreyev porque o estalinismo decretara que “Não há crimes no Paraíso”. Quando Leo recusa denunciar a esposa, o Comandante do KGB, o Major Kuzmin exila o casal na dura cidade industrial de Volsk. Confinados a um único quarto, Leo e Raisa descobrem que outros rapazes sofreram terríveis “acidentes”, todos em circunstâncias análogas…»
Curioso? Aqui fica o link para o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=3FLDHnOkHG4