TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): Super Mario em todo o lado e Internet também




Esta semana começamos com a intenção da Microsoft em disponibilizar Internet em qualquer lugar. A notícia foi lançada pelo VentureBeat e avança que a Microsoft está a trabalhar num novo serviço capaz de permitir aceder à Internet em qualquer lugar do mundo, o que certamente vai deixar deliciados os utilizadores de smartphones e tablets.

Ademar Dias peq._800x800Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve/ Tavira

A mesma publicação adianta palavras de um representante da empresa: “Podemos confirmar que estamos a trabalhar num novo serviço, chamado Microsoft Wifi”, serviço esse que não será gratuito e apenas compatível via aplicação com vários sistemas operativos como iOS, OS X, Android e Windows.

Mas a grande notícia da semana no contexto da Microsoft foi a revelação da data oficial para o lançamento do Windows 10.

O novo sistema operativo será lançado a 29 de julho e estará disponível de graça (apenas durante o primeiro ano, depois será pago) a todos os que tenham as duas versões anteriores, nomeadamente o 7 e o 8.

Segundo o blogue da Microsoft, a data diz respeito à disponibilidade do Windows 10 para PC e tablets. Para breve estão previstas novidades para outras plataformas.

No campo das aplicações há uma que promete revolucionar a paternidade/maternidade.

Uma nova app desenvolvida pela National Taiwan Normal University permite identificar o motivo do choro dos bebés. As dificuldades em identificar o choro do bebé podem ser coisa do passado com esta nova aplicação que analisa a frequência do choro do bebé para, comparando-a com outras frequências semelhantes disponíveis em base de dados, ser capaz de sugerir o motivo da insatisfação da pequenada.

Segundo declarações de uma porta-voz da equipa de investigação ao site KidSpot, “a maioria dos pais aprende a reconhecer diferentes tipos de choro” mas esta app consegue captar “as diferenças subtis que possam escapar mesmo aos instintos afinados de uma mãe”.

20150603screentendo_800x800Outro destaque no universo das aplicações vai para a Screentendo (na foto). Esta app transforma uma captura de tela do que estiver a fazer e transforma-a numa fase de Super Mario, com nuvens e blocos.

Desenvolvido por Aaron Randall, o Screentendo usa filtros de imagem e processamento visual para saber quais as partes de um screenshot que podem ser preenchidas com blocos e transformadas numa fase do clássico jogo da Nintendo. É ainda necessário fazer o download do código fonte do GitHub e compilar o programa para jogar.

Mas há um senão… As fases criadas pela aplicação não têm inimigos sobre os quais saltar ou mesmo qualquer objetivo específico. Resta partir blocos e saltar até desistirmos…

E por falar em desistências, a plataforma Steam tem uma nova política de devoluções que permite aos jogadores reaver o seu dinheiro desde que não tenham passado mais de 14 dias desde a compra.

A Valve anunciou esta nova política de devoluções para a sua loja virtual estabelecendo algumas regras, como o já referido prazo de 14 dias, ou a norma de que o título devolvido não pode ter sido jogado por mais de duas horas. Há ainda outra certeza: prendas de jogadores para outros jogadores também estão fora desta política. Além do mais, a Valve promete estar atenta para detetar abusos deste sistema.

Esta política é válida quer para jogos como para conteúdo extra.

Agora falamos de conteúdos televisivos, numa semana onde foi notícia a intenção da Fox dar nova vida à série Prison Break.

Protagonizada por Wentworth Miller e Dominic Purcell, a série pode estar de regresso no formato “limited series” (minissérie), seguindo os exemplos de True Detective e American Horror Story, que mudam de elenco e história a cada temporada. Neste caso, Prison Break teria apenas uma temporada, tal como 24 Horas – Live Another Day.

Quem o diz é TVLine que adianta um formato de aproximadamente 12 episódios, com Miller e Purcell de regresso se a série receber luz verde para avançar.

Será que vamos mesmo ter Michael Scofield (Miller), e o seu irmão (Purcell) de volta?

Quanto à estreia desta semana destacamos “A Criança nº 44”, filme baseado na obra com o mesmo nome do escritor Tom Rob Smith.

Nesta película realizada por Daniel Espinosa entram os atores Gary Oldman, Jason Clarke, Joel Kinnaman, Noomi Rapace, Tom Hardy e Vincent Cassel.

Quanto à história, aqui fica: «Produto do sistema soviético e órfão tornado herói, Leo Demidov subiu na hierarquia do KGB, até se transformar numa estrela das investigações de actividades dissidentes. Quando ele e o sádico colega Vasil capturam Anatoly Tarasovich Brodsky, suspeito de ser um espião, este indica o nome da esposa de Leo, a bela professora Raisa, como cúmplice da conspiração. Forçado a investigar Raisa, Leo ocupa-se também do caso do corpo de um rapaz encontrado ao longo da linha de caminho-de-ferro. Apesar de pistas em contrário, Leo descreve a morte como um acidente ao pai do rapaz, o agente do KGB, Alexei Andreyev porque o estalinismo decretara que “Não há crimes no Paraíso”. Quando Leo recusa denunciar a esposa, o Comandante do KGB, o Major Kuzmin exila o casal na dura cidade industrial de Volsk. Confinados a um único quarto, Leo e Raisa descobrem que outros rapazes sofreram terríveis “acidentes”, todos em circunstâncias análogas…»

Curioso? Aqui fica o link para o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=3FLDHnOkHG4


Share This Post On
468x60.jpg