Beja: Governo vai remodelar IP2 e fazer desaparecer as rotundas da BA 11 e Campo de Tiro.
Os muitos acidentes, resultantes de erros de sinalização e alguns excessos dos condutores, levaram o Governo a tomar a decisão de “remodelar o IP2”, no troço da entrada/saída Norte de Beja. As rotundas da BA 11 e Campo de Tiro “vão desaparecer” e a estrada recupera o antigo traçado.
O caso foi discutido ontem no decurso do Conselho de Ministros, com o diploma a ser publicado nos próximos dias no jornal oficial e a decisão comunicada ao concessionário da rodovia, por forma a que o empreiteiro, que ainda não fez a entrega da obra por a mesma ainda não estar concluída, possa, no mais curto prazo de tempo, “proceder à retificação da via, fazendo com que a mesma regresse ao seu traçado inicial”.
Esta decisão vai levar a que as duas rotundas, que foram construídas e identificadas como “BA 11 e de Campo de Tiro”, sejam destruídas e o piso retificado com alcatrão, voltando ao traçado inicial, com a reposição dos respetivos cruzamentos e saídas do IP2.
Desde que a referida rodovia foi alterada e as rotundas foram abertas ao trânsito automóvel, em setembro do ano passado, que os acidentes se têm sucedido. Os vários despistes causaram diversos feridos e avultados danos materiais, em motas, automóveis ligeiros e pesados.
Em janeiro do corrente ano, o Lidador Notícias (LN) questionou a GNR sobre os acidentes, tendo o Major Nuno Santos, Relações Públicas do Comando Territorial de Beja (CTB), justificado que estes “sucederam devido à falta de iluminação e sinalização no local”.
O oficial justificou que o CTB, “promoveu” diversos contatos com os responsáveis das obras “frisando a necessidade de aumentar as condições de visibilidade no local”, acrescentando que “foi solicitado o reforço da sinalética vertical e a marcação da via” entre Beja e Vidigueira.
Nas respostas ao LN, o Major Nuno Santos aludiu que na opinião da GNR, a sinalização de aproximação à rotunda “deve ser colocada de forma mais afastada da mesma” e que a “colocação de iluminação” deveria ser outra medida a adotar, concretizou.
A toda esta “manta de retalhos”, juntou-se o fato de Pedro do Carmo, deputado do PS eleito pelo distrito de Beja, em 27 de janeiro passado, ter questionado o Governo “sobre os planos para a conclusão das infraestruturas do IP2 e IP8, que integram a subconcessão rodoviária do Baixo Alentejo”.
Numa pergunta ao Ministério do Planeamento e das Infraestruturas em que relembra o historial do processo de suspensão das obras do IP2 e do IP8 pelos Governos PSD/CDS, o deputado Pedro do Carmo questionou o atual executivo sobre qual “a perspetiva de calendário para a conclusão integral das obras do IP2 e do IP8, considerando as intervenções erráticas realizadas em alguns troços e a falta de determinação no andamento das intervenções que faltam”.
Pedro do Carmo sensibilizou ainda o Governo para o facto de a persistência destas situações “concorrerem para o aumento da sinistralidade rodoviária e a ser um inaceitável estrangulamento à mobilidade e à competitividade do território” pelo qual foi eleito como deputado para a Assembleia da República.
Para esta decisão do Executivo não terá sido também alheio o fato de no passado dia 14 de março, a viatura de pedro do Carmo se ter incendiado naquele troço. Recorde-se que o LN noticiou que “Pedro do Carmo, mulher e filhos menores escapam ilesos a incêndio que reduziu a “ferros” a viatura onde viajavam, O incêndio ocorreu no IP2, entre as rotundas da BA 11 e do Campo de Tiro, que muitos automobilistas já batizaram como o “Troço da Lata“.
Contatado pelo Lidador Notícias, Pedro do Carmo recusou fazer qualquer comentário sobre o assunto.
Teixeira Correia
(jornalista)