Há 19 infetados, 11 utentes e 8 funcionários, em surto no lar da Fundação Joaquim Honório Raposo, Salvada, concelho de Beja.
Há um surto de covid-19 no lar de idosos da aldeia de Salvada, concelho de Beja, propriedade da Fundação Joaquim Honório Raposo, com 19 infetados, 11 utentes, a totalidade dos usuários e, 8 entre os 20 funcionários, em que um dos casos é inconclusivo.
Os funcionários e os familiares dos utentes infetados foram avisados ao inÃcio da noite deste sábado, altura em que foram conhecidos os resultados dos testes efetuados na passada quinta-feira.
A Fundação tinha doze utentes, mas na passada segunda-feira, uma mulher de 82 anos faleceu no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, vÃtima da doença.
A Fundação Joaquim Honório Raposo, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), que foi criada pela Junta de Freguesia de Salvada para cumprir o testamento de um empresário da terra, que deixou diversos bens para a criação do organismo. Por inerência o presidente do Conselho de Administração é o presidente da Junta de Freguesia, Sérgio Engana, que confirmou ao Lidador NotÃcias, os números de casos positivos, negativos e inconclusivos do surto de covid-19.
Depois dos lares da Mansão de São José e Centro Paroquial e Social do Salvador, ambos em Beja, que entre 20 de outubro e 16 de novembro do ano passado causou 16 mortos e cerca de centena e meia de infetados, o surto no lar de Salvada é o que regista o maior número de infetados entre utentes e funcionários.
Segundo os últimos dados (Relatório Diário 16-01-2021-1) da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), até à s 24 horas de ontem, 15 de janeiro, no concelho de Beja, há 527 casos ativos, de um total de 1.268 que o MunicÃpio já registou desde o inÃcio da pandemia, a que se juntam 716 recuperados e 25 óbitos.
Teixeira Correia
(jornalista)