Covid-19: Surto em lar de Salvada (Beja). Há 19 infetados.


Há 19 infetados, 11 utentes e 8 funcionários, em surto no lar da Fundação Joaquim Honório Raposo, Salvada, concelho de Beja.

Há um surto de covid-19 no lar de idosos da aldeia de Salvada, concelho de Beja, propriedade da Fundação Joaquim Honório Raposo, com 19 infetados, 11 utentes, a totalidade dos usuários e, 8 entre os 20 funcionários, em que um dos casos é inconclusivo.

Os funcionários e os familiares dos utentes infetados foram avisados ao início da noite deste sábado, altura em que foram conhecidos os resultados dos testes efetuados na passada quinta-feira.

A Fundação tinha doze utentes, mas na passada segunda-feira, uma mulher de 82 anos faleceu no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, vítima da doença.

A Fundação Joaquim Honório Raposo, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), que foi criada pela Junta de Freguesia de Salvada para cumprir o testamento de um empresário da terra, que deixou diversos bens para a criação do organismo. Por inerência o presidente do Conselho de Administração é o presidente da Junta de Freguesia, Sérgio Engana, que confirmou ao Lidador Notícias, os números de casos positivos, negativos e inconclusivos do surto de covid-19.

Depois dos lares da Mansão de São José e Centro Paroquial e Social do Salvador, ambos em Beja, que entre 20 de outubro e 16 de novembro do ano passado causou 16 mortos e cerca de centena e meia de infetados, o surto no lar de Salvada é o que regista o maior número de infetados entre utentes e funcionários.

Segundo os últimos dados (Relatório Diário 16-01-2021-1) da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), até às 24 horas de ontem, 15 de janeiro, no concelho de Beja, há 527 casos ativos, de um total de 1.268 que o Município já registou desde o início da pandemia, a que se juntam 716 recuperados e 25 óbitos.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg