(Última hora) Futebol: Mineiro ganha na Malveira. Nenhum dos clubes sabe quem fica no Nacional.
O Mineiro Aljustrelense deslocou-se à Malveira e ganhou 2-1 ao Atlético local e igualou tudo. A eliminatória, os pontos, os golos. A forma de desempate neste caso não é explicita. Mais um caso para ADVOGADOS e tribunais, caso a FPF, não seja lesta a esclarecer um confuso regulamento.
A vitória do Mineiro Aljustrelense por 2-1 no Campo das Seixas, frente ao Atlético Clube da Malveira, baralhou todas as contas e todas as alÃneas, possiveis e imaginárias, do Regulamento de Provas do Campeonato Nacional de Seniores. O Malveira ganhou 2-1 em Aljustrel no passado sábado, agora o Mineiro retribuiu “a graça” e ficou tudo empatado 3-3.
E o que dizem os regulamentos:
Artigo 12.º * Classificação e desempates
1. Com vista a determinar a classificação dos Clubes em cada série referida no artigo anterior,  adota-se a seguinte tabela:  Vitória – 3 pontos; Empate – 1 ponto; Derrota – 0 pontos.
2. Quando, no final das séries disputadas por pontos referidas no artigo anterior, existam Clubes  em situação de igualdade pontual, o desempate é efetuado de acordo com os seguintes critérios e  ordem de preferência:
a) O maior número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre  si, na fase da Prova em causa; b) A diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si, na fase da Prova em causa; c) A maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes  empatados, nos jogos realizados na fase da prova em causa; d) O maior número de vitórias na fase da prova em causa; e) O maior número de golos marcados na fase da prova em causa; f) O menor número de golos sofridos na fase da prova em causa.
3. Se, após a aplicação sucessiva dos critérios enunciados no número anterior, ainda subsistir uma situação de igualdade, é observado o seguinte: a) Tratando-se de dois Clubes em situação de igualdade: i) Um jogo em estádio neutro, designado pela FPF; ii) Subsistindo a igualdade, é feito um prolongamento de 30 minutos, dividido em duas partes de 15 minutos, sem intervalo, mas com mudança de campo; iii) Se ainda subsistir a igualdade, o vencedor é apurado através da marcação de pontapés de grande penalidade.
POSTO ISTO, o que se pode depreender  (faço-o enquanto jornalista não como jurista) dos regulamentos:
O artigo 11, ponto 13, diz que os dois clubes jogam por pontos. Logo, em função do artigo 12, nos pontos 1 e 2 e respativas alÃneas aplica-se tudo o que está subjacente “aos jogos que realizaram entre  si, na fase da Prova em causa”, ou seja, no “Play-off”. A partir daqui terá que ser aplicado o ponto 3, alÃnea a, i): Um jogo em estádio neutro, designado pela FPF;
Tem a palavra a FPF e em último caso os tribunais.
Teixeira Correia
(jornalista)