(Última hora) Mourão: Cinco militares da GNR feridos num incêndio rural.


Cinco militares da GNR ficaram feridos, com queimaduras, num incêndio rural que deflagrou num monte no concelho de Mourão (Évora) esta segunda-feira. Três são considerados feridos graves.

Fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) disse à agência Lusa que os cinco militares da GNR (foto de arquivo do Lidador Notícias) feridos no fogo, com queimaduras, são todos homens e os três feridos graves “já foram transportados” para as unidades hospitalares.

Um deles, de 32 anos, seguiu para o Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) na ambulância de suporte imediato de vida (SIV) de Moura”.

“Os outros dois, que inspiram maiores cuidados, foram helitransportados”, acrescentou, explicando que um deles, de 39 anos, foi levado para os Hospitais da Universidade de Coimbra e que o outro, de 30 anos, foi transportado para o Hospital de São João, no Porto.

Do grupo de cinco elementos da GNR feridos, os dois restantes “foram assistidos no local e não necessitaram de mais cuidados”.

A presidente da Câmara de Mourão, Maria Clara Safara, revelou à Lusa que os cinco militares da GNR pertencem à equipa do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) sediada em Moura, no distrito de Beja.

Segundo a autarca, que tem o pelouro da Proteção Civil municipal, estes militares integravam a equipa do meio aéreo que participava nas operações de combate ao fogo. Porém, não soube explicar como foram atingidos pelas chamas.

O incêndio deflagrou por volta das 16.30 horas, no Monte do Canhão, no concelho de Mourão, lavrando numa área de pasto, segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora.

A autarca explicou que o incêndio começou junto à fronteira com Espanha, mobilizando meios portugueses e espanhóis, e já se encontra dominado desde as 19 horas.

O combate às chamas mobilizou 72 operacionais, com o apoio de 24 viaturas, dos bombeiros, da GNR e do INEM, além de quatro meios aéreos.

COMUNICADO DE IMPRENSA (CDOS de BEJA)

Cinco elementos do Grupo de Intervenção Proteção e Socorro (GIPS) da GNR sofreram queimaduras quando combatiam o incêndio rural que deflagrou esta tarde no concelho de Mourão, Évora.

Dos cinco feridos, três sofreram queimaduras e foram encaminhados para unidades hospitalares, designadamente para o Centro Hospitalar de São João, no Porto, para os Hospitais da Universidade de Coimbra e para o Hospital de Évora. Os outros dois feridos foram assistidos no local pelo INEM, não havendo necessidade de serem encaminhados para uma unidade hospitalar.   

Este incêndio rural teve início no Monte do Canhão, concelho de Mourão, pelas 16h30, e mobilizou 74 operacionais, apoiados por 25 viaturas, e cinco meios aéreos, encontra-se neste momento dominado.


Share This Post On
468x60.jpg