Vila Nova de Baronia/ Alvito: Octogenário doente barricou-se com mulher e filha.
Um homem de 86 anos, barricou-se ao início da madrugada, cerca das 01,00 horas desta quinta-feira, na sua casa em Vila Nova de Baronia, concelho de Alvito, distrito de Beja, tendo na sua companhia a mulher e a filha.
Negociadores do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento (NIC) de Beja da GNR, estiveram no local e convenceram o homem a sair de casa, o que aconteceu cerca das 05,15 horas, tendo o individuo feito um disparo para o chão, de forma inadvertida. Não houve feridos, porque se tratava de uma pistola de alarme.
O caso deu-se na sequência de uma crise de diabetes que afetam o indivíduo que tinha estado internado no Hospital de Beja até ao final da tarde de quarta-feira.
Pouco antes da 01,00 horas, como o homem se encontrava perante uma crise de diabetes, muito descompensado e nervo, a mulher e a filha chamaram os Bombeiros Voluntários de Alvito, para ser transportado para o Hospital de Beja.
Na habitação situada nos subúrbios de Vila Nova de Baronia, junto à Estação de Caminho-de-Ferro, o octogenário “recebeu” os bombeiros com uma pistola o que levou a que estes alertassem a GNR. No local estiveram patrulhas dos postos de Alvito e Vidigueira, Destacamento de Intervenção e NIC de Beja, tendo cerca das 02,30, via telefone o homem acedido a deixar sair a filha e a entregar-se.
Quase três horas depois o homem saiu de casa pelos seus meios e ao sair fez, segundo uma fonte da GNR de Beja, “um disparo inadvertido para o chão, sem intenção de provocar ferimentos em quem quer que fosse, o que levou os militares a fazerem um disparo de intimidação para o ar, tendo o homem de imediato largado de imediato a pistola”, justificou o nosso interlocutor.
Depois de revistado, o indivíduo foi assistido pelos operacionais da VMER do Hospital de Beja, para onde foi transportado cerca das 06,00 horas, onde foi internado compulsivamente.
De acordo com as explicações do Capitão Pedro Ribeiro porta-voz do Comando Territorial de Beja da GNR, “a pistola que o homem tinha e outra encontrada em casa eram de alarme e só disparavam pólvora seca”, rematou.
Nas operações de resgate e socorro, estiveram envolvidos 20 operacionais entre bombeiros, VMER e GNR, apoiados por 8 viaturas.
Teixeira Correia
(jornalista)