Volta a Portugal: Luzia. O monte da Santa e do Senhor.
Artigo publicado hoje no Jornal de Notícias (JN) nas páginas da Volta a Portugal.
Do local da partida, desta sexta-feira, na bonita Viana do Castelo, contempla-se lá no alto, o não menos espetacular Monte de Santa Luzia, que trás à memória de muitos dos elementos da caravana da Volta, o Monte do Senhor Luzia.
Situado a cerca de 15 quilómetros de Beja, para os lados de Baleizão, terra de Catarina Eufémia, o monte do compadre Zé Luzia, faz-nos divagar por grandes noites na Volta ao Alentejo e na Volta a Portugal.
Este alentejano, é amante do ciclismo desde os tempos em que, como agente dos tratores Case, tinha que comparticipar no patrocínio da equipa de ciclismo do Bombarralense.
No Monte do Galego, em redor da mesa, juntam-se 40/50 comensais da caravana. Desde motards, comissários, organizadores, a que se junta a família e empregados. O Zé Luzia, faz questão de preparar um magnífico ensopado de borrego, regado com branco e tinto de Vidigueira, a que se juntam as vozes alentejanas dos cantadores de Portel, onde sobressai a do Bernardo Calabaça.
Em 2013 a chegada da Volta a Portugal era em Viana do Castelo, não na cidade, mas junto ao Santuário no cimo da colina.
A caravana saia de Oliveira de Azeméis e quando o speaker lembrava que a chegada era no Monte de Santa Luzia, logo uma voz da caravana diz tristemente: “que pena não chegarmos ao monte do Senhor Luzia”.
Pudera, borreguinho novo, vinho da talha e cantoria alentejana, é bem melhor do que subir a serra, mesmo que seja de carro.
Teixeira Correia
(jornalista)