É apresentada na tarde desta terça-feira, no Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal, a 40ª Volta ao Alentejo em Bicicleta, prova que vai estar na estrada entre 22 e 26 de março, com início em Beja e final em Évora.
Participam na prova 19 equipas, 12 portuguesas, as 9 Continentais e 3 Equipas de Clube e 7 estrangeiras, 4 de Espanha, 2 da Grã-Bretanha e 1 de Angola, com cinco etapas, todas em linha, com um total de 834,1 quilómetros.
A edição que celebra os 40 anos da “Alentejana”, fica marcada por uma exposição itinerante que vai estar patente ao público nas partidas e chegadas das etapas, onde são recordados os principais momentos de cada uma das edições da prova.
A Volta ao Alentejo é organizada desde 2010 pela Podium Events, a empresa que coloca na estrada a Volta a Portugal, vai percorrer três dezenas dos 47 concelhos do Alentejo (Alto, Baixo e Litoral) e teve 38 vencedores em 39 edições, tendo Carlos Barbero, que venceu as edições de 2014 (Euskadi) e 2017 (Movistar), “furado” a tradição e coroando-se como o único corredor a ganhar a “Alentejana” por duas vezes.
A corrida inicia-se em Beja, que 18 anos depois recebe pela nona vez é local de partida da prova, tendo como cenário o belo Parque da Cidade, com a ligação no primeiro dia a Ourique com a meta no final da rampa junto à Câmara Municipal, na semana em que naquela vila se realiza a Feira do porco Alentejano. Seguem-se as etapas Castro Verde-Grândola, Vendas Novas-Estremoz, Crato-Castelo de Vide e Monforte-Évora.
Teixeira Correia
(jornalista)