(Atualizada) Vidigueira: Rui Raposo é o candidato anunciado pela CDU à autarquia.
Rui Raposo, é o candidato da CDU à Câmara de Vidigueira, nas eleições autárquicas de 1 de outubro. Rui Raposo, é há oito anos, Chefe de Gabinete de Manuel Narra, atual presidente, que não pode voltar a recandidatar-se àquela edilidade.
De acordo com um comunicado emitido esta sexta-feira pela Coordenadora Concelhia de Vidigueira da CDU, esta estrutura torna público que tomou a decisão de “apresentar Rui Raposo, como candidato à Presidência da Câmara Municipal nas eleições autárquicas de 1 de outubro de 2017”.
Segundo o documento, Rui Raposo, tem 38 anos de idade, é natural de Vidigueira, é Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vidigueira, foi Presidente da Direcção da Associação GAMA, é membro da Direcção da Associação Humanitária de Bombeiros de Vidigueira e é membro da Direcção da Guadiana Sub – Associação Ambiental de Desportos Aquáticos e Subaquáticos de Vidigueira. Tem frequência de Engenharia do Ambiente e é membro do PCP (nota da redação: o comunicado da CDU não refere que o agora anunciado candidato é há 8 anos, Chefe de Gabinete de Manuel Narra, na Câmara da Vidigueira).
A Coordenadora Concelhia de Vidigueira da CDU, justifica a escolha de Rui Raposo com o facto de que “ao apostar num candidato jovem mas conhecedor da vida autárquica, afirma a sua vontade de renovar e enfrentar o futuro com audácia, firmes e seguros nas opções estratégicas que melhorem a qualidade de vida do concelho e em cada uma das suas freguesias, ao serviço de todos e com todos, para o desenvolvimento do concelho”.
Recorde-se que em outubro de 2016, em entrevista à Rádio Castrense (Castro Verde), a actual vice-presidente da Câmara da Vidigueira admitiu encabeçar a lista da CDU nas eleições Autárquicas de 2017 e, em caso de vitória, suceder na presidência ao comunista Manuel Narra.
“Se houver consenso em torno do meu nome não voltarei a cara à luta. Pela Vidigueira estarei sempre disponível, como aliás tenho estado desde que abracei a vida política”, assumiu Helena D’Aguilar.
Manuel Narra é um dos três autarcas do distrito de Beja que em 2017 não se pode recandidatar ao cargo que desempenha por ter atingido o limite de três mandatos consecutivos. Os outros são António Tereno (CDU/ Barrancos) e Aníbal Costa (PS/ Ferreira do Alentejo).
O nome de Rui Raposo, é o segundo, dos catorze no distrito, que é anunciado pela CDU, já que o outro foi o de José Felipe Estevens, em Ourique.
Teixeira Correia
(jornalista)