Viana do Alentejo: Prisão preventiva para homem que atropelou e matou vizinho com seis tiros de caçadeira.


O Tribunal de Évora não teve contemplação para com o indivíduo que na tarde de sexta-feira matou um vizinho com seis tiros de caçadeira, depois de o ter atropelada em plena estrada.

Joaquim Morais, 46 anos, terá ido a Viana do Alentejo disposto a “resolver de vez” o permanente conflito que mantinha com António Duarte (na foto), 29 anos, resultante de querelas sobre “negócios e biscates” agrícolas.

O “Filho do Morais” como era conhecido o presumível homicida, pediu emprestada a carrinha em que se fez deslocar e levou consigo uma caçadeira de seis tiros e foi em busca de “Denis”, alcunha da vítima.

Joaquim e António encontraram-se poucos minutos antes das 19,00 horas na sede do Sporting Clube de Viana, onde voltaram a travar-se de razões. O mais novo pegou na sua scooter e deixou o local, rumando ao monte onde vivia, na direção de Alcáçovas.

Na carrinha Manuel perseguiu-o e dois quilómetros após a saída de Viana do Alentejo, na Estrada Nacional 257, abalroou o vizinho, projetando-o da scooter. Ato contínuo, o “Filho do Mateus” puxou da caçadeira que tinha consigo e à queima-roupa disparou seis tiros contra “Denis” que estava caído na valeta, e matou-o.

O homicida ficou impávido e sereno de espingarda na mão e quando a GNR chegou, levantou os braços e entregou-se. Foi algemado e levado para o posto da GNR da localidade.

Segundo uma testemunha “ele já não suportava o feitio quezilento do Denis. Isto era esperado. Era uma questão de tempo”, contou sob anonimato ao LN.

Os dois homens são solteiros e o presumível homicida, órfão de pai e mãe, vivia isolado num barraco, sem água e luz.

Este foi o segundo homicídio no espaço e um mês no concelho de Viana do Alentejo. No dia 6 de maio, António Ganso matou a mulher à facada no jardim público de Alcáçovas.

Desde a tarde de sábado que Joaquim Mateus e António Ganso estão juntos no Estabelecimento Prisional de Beja, para onde foram enviados pelo juiz do Tribunal de Évora.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg