Mértola: Colisão envolvendo camião espanhol de minério faz dois feridos.
Sete acidentes com camiões de transporte de minério já provocaram dez feridos. Pesado invadiu faixa contrária, danificou frente de carrinha e provocou dois feridos ligeiros.
Dez feridos, quatro dos quais ficaram encarcerados, é o resultado de sete acidentes envolvendo viaturas pesadas de mercadorias de matrÃcula espanhola que fazem o transporte de minério das minas de Aljustrel para o complexo mineiro de Huelva.
O último acidente ocorreu ontem (quinta-feira), cerca das 12,40 horas, ao quilómetro 68,5 da EN 265, no sentido oeste/este, a cerca de 2.000 metros da vila de Mértola na ligação ao Pomarão, a caminho da Ponte Internacional do Baixo Guadiana.
Apesar da GNR estar a investigar as causas do acidente, tudo aponta para que o camião tenha invadido a via contrária e abalroou a viatura ligeira de passageiros causando ferimentos ligeiros nos seus dois ocupantes, que foram assistido no local.
No socorro à s vÃtimas foram mobilizados 6 operacionais dos Bombeiros de Mértola e da GNR, apoiados por três veÃculos.
Em virtude da ponte que liga Castro Marim (Algarve) a Ayamonte (Espanha) estar em obras há muitos meses e a sua travessia ser muito demorada, levou a empresa transportadora do minério a mudar a rota dos camiões.
O primeiro acidente ocorreu em 4 de abril de 2018 e verificaram-se todos na Estrada Nacional (EN) 122, três antes de Mértola e os outros três depois após passar a vila alentejana, sendo que cinco foram despistes e uma colisão.
Teixeira Correia
(jornalista)