A Força Aérea de Portugal (FAP) enviou ao Brasil um grupo de pilotos-aviadores que vão voar com a nova aeronave. A FAP está cada vez mais próxima de receber o seu primeiro Embraer KC-390.
A FAP encomendou 5 aeronaves Embraer KC-390 Millenium para substituir os atuais Lockheed Martin C-130 Hércules, que são os principais cargueiros de Portugal.
A fabricante brasileira informou numa publicação em redes sociais que está “honrada em receber a 1º turma de treinamento da FAP na Embraer Academy, no Brasil”, incluindo pilotos, operadores de carga e técnicos de manutenção.
O primeiro KC-390 de Portugal deve ser entregue ainda este ano aos portugueses. Além dele, outros países europeus compraram a aeronave e também são membros da OTAN: Hungria e Países Baixos.
“Users Group C-390”
A Base Aérea N.º 11, em Beja, foi o palco do evento “Users Group C-390”, um encontro para cooperação, colaboração e partilha de conhecimentos sobre a aeronave C-390.
Participam no evento representantes da Áustria, do Brasil, da Hungria, República Checa e dos Países Baixos.
Recorde-se que o Estado Português adquiriu cinco aeronaves KC-390 e um simulador à Embraer, tendo a primeira aeronave portuguesa sido apresentada no final de 2022.
Até ao final do ano, a Força Aérea irá receber o primeiro avião KC-390, que atualmente se encontra em fase de certificações.
Notícia: Lidador Notícias/Aeroin