A direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Beja (AHBVB) vai apresentar uma lista de recandidatura ao ato eleitoral do próximo dia 28 de março.
Em comunicado a direção da instituição presidida por Rodeia Machado, refere que a apresentação da candidatura “é o interpretar a vontade e pressão de muitos associados e porque não pode deixar “o vazio do poder” instalar-se na instituição”, justificam. Não é referido se o próprio se recandidata a novo mandato ou se haverá outra figura a encabeçar a lista candidata ao triénio 2024/2026.
Recordando que desde outubro de 2022, quando a direção apresentou o pedido de demissão que depois reverteu, “em dois atos eleitorais que ficaram desertos, e mais recentemente a única lista concorrente foi rejeitada por não estar em conformidade com os estatutos”, recordam.
No documento, a direção justifica a apresentação da candidatura “é uma obrigação ética e moral”, começando por lembrar que “não se conhece se existem ou não quaisquer listas candidatas”, para que, sustenta a direção “não se corra o risco de eternizar uma situação que há muito deveria estar resolvida”, concluem.
Recorde-se que na primeira Assembleia-Geral Eleitoral da AHBVB, convoca para eleger os Corpos Sociais, para o dia 18 de dezembro de 2023, a mesma foi cancelada “em virtude da única lista concorrente ter sido rejeitada por não cumprir as normas estatutárias”, tendo sido justificado que “em data oportuna será convocada uma nova Assembleia-Geral para o efeito”. No dia 5 de dezembro do ano passado, prazo final da entrega de listas somente foi recebida nos Serviços Administrativos uma única candidatura, liderada por Jerónimo Picado, para os Órgãos Sociais da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Beja (AHBVB).
Segundo um edital assinado pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Manuel Pedro Saborida Gonçalves e publicado no jornal Diário do Alentejo, “por decisão da reunião da Assembleia Geral de 3 de janeiro de 2024, e após parecer da Liga dos Bombeiros Portugueses sobre a interpretação dos Estatutos”, está aberto o processo eleitoral para a eleição dos Órgãos Sociais para o triénio 2024/2026. As listas terão de dar entrada na Secretaria até às 18 horas do dia 15 de março. Noutro edital do mesmo estilo, foi convocada a Assembleia Geral Eleitoral para o dia 28 de março, pelas 18 horas na Sede da Associação sita na Avenida Fialho de Almeida, n.º 30 em Beja. O ato eleitoral decorrerá entre as 18:30 h e as 20:30horas.
Teixeira Correia
(jornalista)