Dois aviões de uma patrulha de seis chocaram no ar e caíram, este domingo, durante o Beja Air Show. Um dos pilotos morreu.
O acidente ocorreu às 16.07 horas, na zona sul da Base Aérea (BA11), envolvendo a equipa de exibição acrobática hispano-portuguesa Yakstars. Da queda das aeronaves resultou um incêndio, combatido pelos bombeiros.
Segundo apurou o Lidador Notícias (LN), os espectadores aperceberam-se de algo de anormal com o barulho de um dos aviões da formação, pouco antes do acidente.
Em comunicado, a Força Aérea Portuguesa revelou que os meios de socorro no local. O Beja Air Show foi cancelado e os mais de 100 mil espectadores que estavam na BA11 foram evacuados sem qualquer problema.
A Yakstars é a primeira equipa de exibição acrobática da aviação ibérica. “Aos comandos de seis aeronaves Warbird Yak52s, exibem-se com combinações precisas de formações apertadas e acrobacias emocionantes”, escreve a Força Aérea no seu site oficial.
Após a queda das aeronaves, que se despenharam entre o sul das pistas da BA11 e o Terminal Civil Aeronáutico de Beja, deflagrou um incêndio em mato que foi prontamente combatido pelos bombeiros que estavam adstritos ao “Dispositivo Operacional do BAS24).
Há cerca de três décadas também festibval aéreo na BA11 dois aviões chocaram, mas os pilotos sairam ilesos.
Teixeira Correia
(jornalista)