De acordo com a plataforma espanhola Maldita, “os serviços de IA exigem mais água do que outras aplicações típicas de ‘data center’ (centros de dados, em português)”.
Jornalista
Rádio Horizonte Algarve/ Tavira
“A principal razão pela qual a água é mencionada quando se fala em IA [inteligência artificial] é o resfriamento. Estes ‘data centers’ requerem eletricidade para operar, mas também sistemas avançados de refrigeração: como os servidores estão em constante funcionamento, aquecem e precisam de algo para resfriá-los”, sendo que o “resfriamento a água é usado principalmente em ‘data centers’ ligados à IA”.
Citado pela plataforma, um estudo da Universidade da Califórnia “conclui que meio litro de água é consumido para cada 10-50 respostas de um ‘chatbot’ de IA generativa”, embora esta estimativa varie muito dependendo do centro de dados.
31% das organizações não estão preparadas para implementar inteligência artificial. A conclusão surge no estudo “Governance of AI: A critical imperative for today’s boards” da Deloitte, que auscultou 700 diretores de empresas sobre o tema em 56 países.
Os dados permitem assim concluir que, para muitas organizações, a transformação através da IA ainda está numa fase inicial, mesmo que o impulso para a ação esteja a crescer. Só 5% dos gestores de topo entrevistados para a pesquisa disseram que as suas empresas estão muito preparadas para a IA.
Os entrevistados admitem, no entanto, que é preciso acelerar a educação e a adoção da tecnologia e reconhecem que a IA não está ainda tanto quando deveria na agenda dos seus conselhos de administração.
Os domínios registados em .pt atingiram os dois milhões, um “marco histórico” de acordo com a .PT, a entidade responsável pela gestão do domínio de topo português.
O marco de um milhão de domínios referentes a Portugal foi atingido em 2018 e desde aí tem-se verificado uma “trajetória de crescimento”, devido à “digitalização da economia, aumento do comércio eletrónico e crescente importância da presença ‘online’ para empresas de todos os tamanhos”.
Para a presidente do Conselho Diretivo do .PT, Luísa Ribeiro Lopes, “alcançar os dois milhões de domínios .pt é um testemunho do trabalho contínuo do .PT e dos seus parceiros para promover a internet em Portugal”, segundo declarações citadas em comunicado.
O WhatsApp vai lançar em breve uma nova opção na app de mensagens que permite aos utilizadores poupar espaço de armazenamento nos telemóveis. Como? Com a possibilidade de selecionar a qualidade das fotografias e vídeos que são descarregados automaticamente para os dispositivos.
De acordo com o site WABetaInfo a funcionalidade já está disponível para alguns utilizadores da mais recente versão beta do WhatsApp para Android.
A funcionalidade pode ser encontrada na área de Armazenamento e dados nas Definições da app. Em causa a opção de fazer o descarregamento de fotografias e vídeos em qualidade ‘standard’ ou ‘HD’ e, como consequência, torna mais fácil poupar o armazenamento interno do telemóvel.
No cinema destaque para a aventura “Como Treinares o teu Dragão” (“How To Train Your Dragon”), um filme realizado por Dean Deblois, num elenco com Mason Thames, Gerard Butler e Nick Frost.
Quanto à história… na ilha de Berk, onde os vikings e dragões são inimigos há gerações, Hiccup destaca-se pela diferença. Engenhoso mas muitas vezes esquecido, Hiccup é filho do chefe Estoico e desafia séculos de tradição quando se torna amigo de Toothless, um temido Fúria da Noite. A sua invulgar amizade revelará a verdadeira natureza dos dragões, desafiando a fundação da sociedade Viking.
Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=22w7z_lT6YM