Odemira: Empresa fornecia autarquia com herbicida falsificado.
A Câmara de Odemira foi uma das ludibriadas por uma empresa de Alfândega da Fé, distrito de Bragança, que vendia herbicidas falsificados. Amostra recolhida na edilidade do “Rio Mira” foi decisiva para a descoberta do embuste por parte da PJ.
Segundo revelou a página online do Jornal de NotÃcias (JN), investigação iniciou-se a partir da colheita de uma amostra do produto na Câmara Municipal de Odemira (na foto de arquivo do Lidador NotÃcias, o presidente da edilidade, José Alberto Guerreiro), na costa alentejana.
Uma empresa de Alfândega da Fé que vendia herbicidas falsificados a autarquias do distrito de Bragança e do Sul do PaÃs foi agora descoberta pela ASAE.
Uma ação lançada pela Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal da Pol, que passou por quatro mandados de busca a residência e viaturas, os inspetores confiscaram 168 litros de herbicida adulterado e respetivos rótulos.
Os herbicidas eram vendidos como genuÃnos à s autarquias em garrafões de 20 litros, com a empresa suspeita a colocar-lhes rótulos falsos e certificação ambiental falsificada.
A empresa sob investigação da ASAE incorre num crime de contrafação e fraude sobre mercadorias, sendo previsÃvel que as autarquias defraudadas venham a agir criminalmente.