Beja/ Vidigueira: Mini tornado “varre” pivots de rega.


Um mini tornado que na noite de segunda-feira se abateu sobre o distrito de Beja, provocou avultados estrados na agricultura, nomeadamente nos concelhos de Beja e Vidigueira.

salvada-pivot-rega_800x800Eram cerca das 21,00 horas quando uma forte trovoada, acompanhada de vento muito forte e chuva, se abateu sobre aqueles concelhos e “varreu” vários pivots de rega, deixando os mesmos de rodas para o ar.

Ao quilómetro 14 da EN 391, na freguesia de Salvada, concelho de Beja, dois equipamentos de rega não resistiram à forte ventania, tendo a casa das máquinas ficado parcialmente destruída.

Vários pinheiros e amendoeiras foram arrancados pela raiz, tendo a aquela via ficado intransitável até ao início da tarde de ontem.

Em Aldeias Pequenas, freguesia de Pedrogão, concelho de Vidigueira, outros dois pivots de rega “foram destruídos” pelo mini tornado.

De acordo com dados a que o Lidador Notícias (LN) teve acesso, cada pivot custa cerca de 30.000 euros e pesa mais de 3,5 toneladas.

Recordado drama de há 20 anos.

O mini tornado fez com que em Salvada as memórias se virassem para a intempérie de 5 de novembro de 1997 e se vivessem minutos de grande sobressalto. Naquela noite a aldeia foi devastada pelas chuvas torrenciais e os ventos fortes, deixaram um rato de destruição.

Registaram-se 12 vítimas mortais em Ourique (6 em Garvão, Funcheira e Santana da Serra), em Aljustrel (4 no Carregueiro), em Moura (1 em Sobral d’Adiça) e em Serpa (1 na estrada entre Serpa e Brinches), além de meia centena de feridos.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg