Quinta-feira, Novembro 27, 2025

InícioSociedadeAlmodôvar: Jovem condenado a 5 anos de prisão por violência doméstica e...

Almodôvar: Jovem condenado a 5 anos de prisão por violência doméstica e violação. Saiu em liberdade.

Um jovem de 19 anos, natural de Penafiel, mas com residência em Caíde de Rei (Lousada), foi ontem condenado em cúmulo jurídico a 5 anos de prisão, pelos crimes de violência doméstica agravado cometido com arma, violação agravada na forma consumada cometido com arma, maus-tratos a animal de companhia, tráfico de menor gravidade e denúncia caluniosa.

O arguido fica impedido de se aproximar da residência e local de trabalho da vítima, a quem tem que pagar uma indemnização de 5.000 euros.

Apesar do rol de crimes, o Coletivo de Juízes do Tribunal de Beja suspendeu a pena, tendo na leitura do acórdão o presidente justificado que a favor do arguido pesou o facto de “ter confessado os crimes de forma espontânea, o arrependimento demonstrado e ter beneficiado da aplicação do regime para jovens”.

Os crimes ocorreram no dia 2 de fevereiro do corrente ano, tendo o arguido percorreu mais de 500 quilómetros entre a sua residência e Almodôvar, entrou em casa da vítima, agrediu-a, depois despiu-a e meteu-lhe peça de roupa na boca para esta não gritar. Sob a ameaça de uma faca violou a mulher, ameaçando também matar o canídeo que esta tinha em casa. Já depois de estar em reclusão no Estabelecimento Prisional de Beja, apresentou queixa-crime contra a mulher por crime de abuso sexual de menores dependentes.

Durante a leitura do acórdão, o presidente do Coletivo chamou a atenção do arguido para “agarrar e aproveitar a oportunidade que o tribunal lhe dá. Esperamos que os meses que passou em prisão preventiva lhe tenha sido suficiente para repensar a sua vida”, tendo no final da sessão saído em liberdade.

Teixeira Correia

(jornalista)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Recentes