Terça-feira, Fevereiro 17, 2026

InícioPolíticaAutárquicas 25: Candidatura independente em São Matias, concelho de Beja.

Autárquicas 25: Candidatura independente em São Matias, concelho de Beja.

Luís Soares é o candidato do Movimento Independente “Viver em São Matias” à Junta de Freguesia de São Matias. É a primeira candidatura a uma junta que entre 2017 e 2021 foi liderada pela independente Leonor Sousa.

O Movimento Independente “Viver em São Matias” revelou que Luís Soares, de 53 anos, será o candidato à Junta de Freguesia de São Matias nas próximas eleições autárquicas, justificando que é um cidadão profundamente ligado à comunidade de São Matias, onde reside desde 1998.

Segundo um comunicado do Movimento Independente “Viver em São Matias” “a sua ligação à vida pública local já se traduziu em oito anos de serviço como Presidente da Assembleia de Freguesia, durante o mandato liderado por Leonel Rato, com quem partilha valores e uma visão de desenvolvimento equilibrado e centrado nas pessoas. Homem de trabalho, reconhecido pela sua lealdade, justiça, espírito solidário e bom senso, Luís Soares apresenta-se como alguém que encara a candidatura como um verdadeiro ato de serviço público. A motivação é clara: dar continuidade ao projeto iniciado pelo movimento independente “São Matias com Todos”, com base em objetivos concretos e realistas para o progresso da freguesia”.

A lista que acompanha Luís Soares é composta por pessoas da terra, com valores, disponibilidade e vontade de trabalhar por São Matias. O movimento quer agir, servir e unir, sempre com harmonia, orgulho e trabalho. Recorde-se que o mandatário do movimento é Ricardo Sousa. 

A candidatura de Luís Soares é a primeira a ser apresentada na liderança da Junta de Freguesia de São Matias, que entre 2017 e 2021 teve como presidente a independente Leonor Sousa, que conseguiu 58,02% dos votos, contra 37,03% da candidatura do PS e 3,21% da CDU.

Dos 12 presidentes das Juntas e União de Freguesias do concelho de Beja, só o presidente da Junta de Freguesia de Santa Clara de Louredo está impedido de se recandidatar, por estar a cumprir o terceiro mandato e ser abrangido pela “Lei de Limitação de Mandatos”.

No concelho de Beja, o PS lidera a maioria das Juntas ou Uniões de Freguesias, com sete (7) presidências (U. F. Albernoa e Trindade: Carlos Casimiro, U.F. Salvador e Santa Maria da Feira: António Ramos, Beringel: Vítor Besugo, U.F. Salvada e Quintos: Nelson Cruz, U.F. Santa Vitória e Mombeja: Sérgio Bravo, São Matias: António Grade e U.F. Trigaches e São Brissos: Eduardo Pelado), com a CDU a assumir as restantes cinco (5) presidências (Baleizão: Maria João Brissos, U.F. Santiago Maior e São João Baptista: Miguel Ramalho, Cabeça Gorda: Maria Lucília Simão, Nossa Senhora das Neves:  Francisco Pardal e Santa Clara do Louredo: Luís Gaspar).

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Recentes