Terça-feira, Fevereiro 17, 2026

InícioNossa Terra(Atualizada) Autárquicas 25: Dia de escolhas no Poder Local. As incidências do...

(Atualizada) Autárquicas 25: Dia de escolhas no Poder Local. As incidências do 12 de outubro.

12 de outubro- 11h30

No distrito de Beja há 57 candidatos à presidência de 14 câmaras.

Nestas Eleições Autárquicas nos 14 concelhos do distrito de Beja há 57 candidatos a Presidentes de Câmara. Desses, dez são candidatos nos municípios que lideraram e quatro não se recandidatram. Dois por opção própria e dois por limite de mandatos, mas um deles concorre num concelho vizinho.

Após 12 anos de liderança das Câmaras de Almodôvar e Cuba, António Bota (PS) e João Português (CDU) “esgotaram” o limite de mandatos, o que impossibilitava a sua recandidatura. No entanto João português, quer continuar como Presidente de Câmara e é candidato em Ferreira do Alentejo. Em Barrancos, Leonel Rodrigues e em Serpa, João Efigénio Palma, ambos da CDU, não se recandidataram, seguindo foi afirmado, por opção dos autarcas

Há dois candidatos Independentes, Dinis Pinto, em Alvito e, João Rocha, em Serpa, todos os outros são apoiados por partidos ou coligações, nomeadamente, PS, CDU, PSD/CDS, BE e Chega.

Desde as primeiras eleições para o Poder Local, no distrito de Beja foram eleitos 79 Presidentes de Câmara, tendo existido mais dois que exerceram o cargo em substituição, Josué dos Santos (Ferreira do Alentejo) e António Afonso Guerreiro (Ourique), tendo João Paulo Trindade, eleito em 2005 em Alvito, sido o único Independente.

Serpa é o único concelho onde desde sempre governou a mesma força política, a APU/CDU. Alvito é o Município que mais presente já teve, no total de 10, enquanto Castro Verde está no polo oposto, com três autarcas eleitos. Jorge Pulido Valente (Mértola) e João Rocha (Serpa) foram os únicos a liderar outra autarquia, em ambos os casos Beja.

12 de outubro- 08h00

Distrito de Beja perdeu 2.458 eleitores face a 2021.

O distrito de Beja tem 119.147 eleitores registados para as Autárquicas de 2025, tendo perdido 2.458 eleitores em quatro anos, já que em 2021 estavam registados 121.605 eleitores, mas nenhum município perde vereadores.

Nos 14 concelhos do distrito de Beja há 57 candidatos a Presidentes de Câmara. Desses, doze são candidatos nos municípios que lideraram e só dois são se recandidataram por limite de mandatos, mas um deles concorre num concelho vizinho.

Face à desagregação de freguesias, o distrito de Beja tinha 75 freguesias nas Legislativas e vai ter mais nove, a saber: uma em Aljustrel, Moura, Odemira, Ourique e Serpa e duas em Almodôvar e Ferreira do Alentejo.

Em resultado das Autárquicas de 2021, o PS lidera 10 Municípios (Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Beja, Castro Verde, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Odemira e Ourique) e a CDU 4 (Barrancos, Cuba, Serpa e Vidigueira).

Das 75 Juntas ou Uniões de Freguesias do distrito, o PS ganhou em 47, a CDU em 27 e o movimento independente ATU’Amareleja, conquistou esta freguesia do concelho de Moura, o que já se verifica desde as eleições de 2009, algo inédito em Portugal.

Teixeira Correia

(jornalista)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Recentes