A concelhia de Beja do Bloco de Esquerda (BE) anunciou a candidatura de Madalena Figueira à Câmara de Beja. É a quarta candidatura oficial.
Madalena Figueira estudou as dinâmicas de endividamento das famílias e das empresas, o incumprimento do crédito e as estratégias dos fundos de investimento, foi assistente parlamentar no Parlamento Europeu de 2021 a 2024 do Bloco de Esquerda nas comissões de Assuntos Económicos e Monetários e de Assuntos Fiscais e assessora na Assembleia da República do Bloco de Esquerda nas comissões de Orçamento, Finanças e Administração Pública e Economia, Obras Públicas e Habitação de janeiro de 2025 até às últimas eleições legislativas.
Para o BE, “Beja necessita de uma nova política, assente na participação popular, e de novos protagonistas capazes de desenvolverem o concelho e de transformarem a cidade, sede de concelho, numa efetiva capital de distrito”.
Madalena Figueira representa a quarta candidatura à autarquia de Beja, depois de Vítor Picado e Nuno Palma Ferro, ambos vereadores do Município de Beja, e de Paulo Arsénio, que se apresenta a um terceiro mandato, terem anunciado as suas candidaturas.
Recorde-se que no passado dia 4 de julho, o Lidador Notícias revelou que David Catita, engenheiro do ambiente e agricultor, será anunciado como o cabeça de lista do Chega, na corrida à liderança do Município de Beja.
Historial dos presidentes da Câmara de Beja
O Município de Beja teve até ao momento seis presidentes: José Reis Colaço (6) 1976-1982 eleito pela APU, José Costa Carreira Marques (23) 1982-2005 eleito pela APU e CDU, Francisco Cruz Santos (4) 2005-2009 eleito pela CDU, Jorge Pulido Valente (4) 2009-2013 eleito pelo PS, João Manuel Rocha da Silva (4) 2013-2017 eleito pela CDU e Paulo Jorge Lúcio Arsénio (8) 2017-2025 eleito pelo PS,
Teixeira Correia
(jornalista)