Domingo, Janeiro 4, 2026

InícioGastronomiaAzeitona: Beja é líder na produção com mais de 300 mil toneladas...

Azeitona: Beja é líder na produção com mais de 300 mil toneladas em 2024.

Com base nos dados estatísticos da Pordata, o Baixo Alentejo consolida-se como o grande motor da produção olivícola em Portugal, com quatro regiões a destacarem-se pelo elevado volume de azeitona destinada à produção de azeite.

A nível nacional, Portugal registou uma produção superior a 1,3 milhões de toneladas de azeitona para azeite, o que se traduz numa subida de 11,4% comparativamente com o ano de 2023.

Segundo o levantamento da Pordata, com base em dados de 2024, revelados pela Rádio Castrense, o concelho de Beja lidera isolado a produção nacional, registando um total de 300.623 toneladas.

A hegemonia alentejana neste setor é reforçada pelos números de Serpa, que ocupa o segundo lugar com 156.213 toneladas, seguida de perto por Ferreira do Alentejo, com uma produção de 148.010 toneladas.

A fechar este grupo de regiões com maior produtividade surge o concelho de Moura, que contribui com 105.392 toneladas de azeitona.

Estes indicadores sublinham a importância estratégica desta região para a economia agrícola e para a capacidade exportadora do azeite português.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Recentes