Na sua 17ª edição, o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) distingue 115 municípios com a bandeira verde de “Autarquia Familiarmente Responsável”, um número que evoluiu 5% face às 110 entidades premiadas na edição passada.
No caso dos três Municípios do distrito de Beja que vão receber a bandeira verde, Mértola é galardoada desde 2011, Almodôvar desde 32016 e Ourique desde 2020.
Mais de 1,8 milhões de famílias residem nas 115 cidades e vilas nacionais recebem este ano a bandeira verde por investirem na construção de uma política integrada de apoio à família.
No caso da Câmara de Almodôvar, promove-se a construção de raiz por meio da alienação de lotes destinados a construção urbana para pessoas singulares dos 18 aos 40 anos, estabelecendo-se dentre os critérios de avaliação a composição do agregado e o número de filhos a viver com o proponente.
O OAFR, criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, tem como principais objetivos acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar para as famílias em geral.
Nesta 17ª edição, um total de 155 autarquias respondeu ao inquérito, onde foram analisadas as políticas de família dos municípios em áreas de atuação, como apoio à maternidade e paternidade; apoio às famílias com necessidades especiais; serviços básicos; educação e formação; habitação e urbanismo; transportes; saúde; cultura, desporto, lazer e tempo livre; cooperação e participação social, entre outros.
A cerimónia de entrega das bandeiras verdes que premeiam as “Autarquias + Familiarmente Responsáveis” vai decorrer no dia 19 de novembro em Coimbra, no auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, pelas 14h30.
Na mesma cerimónia o OAFR distingue ainda três autarquias portuguesas com o troféu “Medida + Inovadora 2025”.
Teixeira Correia
(jornalista)


