Beja: Ex-ministra da Agricultura “atira-se” ao atual Ministro na Ovibeja.
Assunção Cristas, a presidente do CDS/PP, esteve na manhã de hoje de visita à Ovibeja e o principal tema que abordou foi a agricultura.
A antiga ministra da Agricultura “atirou-se” ao seu sucessor acusando-o de ter deixado cair “a sua grande bandeira” que era uma linha de apoio ao financiamento para os agricultores, sustentando que “foi o pouco que conseguiu arranjar, uma adesão baixa, um mecanismo muito complicado e pouco apelativo. Respira-se com um bocadinho mais de alívio porque veio a chuva”, rematou.
Cristas (em foto de arquivo do Lidador Notícias-Ovibeja 2017) foi mais longe ao acusar Capoulas Santos de ter “o PDR 2020 parado e com muitos projetos para serem aprovados. O Governo não tem capacidade para aprovar por falta de vontade política”, justificou.
A presidente do CDS/PP revelou na Ovibeja que “vamos aproveitar uma figura regimental do Parlamento que é o debate setorial no Plenário para o chamar o Ministro da Agricultura para responder às perguntas de todos os deputados, com perguntas diretas de dois minutos”, concluiu
Presente num colóquio sobre agricultura, Capoulas Santos respondeu a Assunção Cristas dizendo que “foram aprovados 1700 projetos de apoio à seca, está ainda em execução uma linha de crédito para a alimentação animal”, acusando a ex-ministra e ter feito pouco no apoio aos agricultores.
“Os apoios que estamos a disponibilizar não têm a ver com aqueles que foram disponibilizados no tempo da ministra Cristas. As ajudas para os prejuízos no tempo dela começaram apenas nos 2000 euros, abaixo desses valores, que foram a maioria não foram apoiados”, concluiu.
Teixeira Correia
(jornalista)