Um jovem guineense, de 24 anos, residente em Beja, foi condenado na tarde desta sexta-feira, em cúmulo jurídico a 5 anos e 6 meses de prisão por três dos cinco crimes de roubo agravado e ainda na pena acessória de expulsão de Portugal e indemnização de 1.604 euros às vítimas.
O coletivo de juízes do Tribunal de Beja deu como provado que Ibraima Li, integrante de um grupo de rua muito violento, autodenominado “Tchubas”, foi o autor de três dos roubos cometidos contra mulheres indefesas de 72, 75 e 81 anos, respetivamente, a quem por esticão, roubou fios de ouro e outros adereços, que as vítimas transportavam ao pescoço, num valor superior a 3.000 euros.
O arguido que se manteve em silêncio durante o julgamento, ouviu durante a leitura do acórdão o presidente do coletivo de juízes dizer-lhe que a comunidade fica assustada “havendo gente como o senhor na rua a aproveitar-se de pessoas indefesas para cometer crimes. Se não mudar as coisas não lhe vão correr bem”, concluiu. Ibraima Li foi absolvido de outros dois crimes de robô, em virtude das vítimas não terem conseguido identificar o autor dos mesmos.
Edilson Lopes, de 29 anos, natural de Cabo Verde, também residente em Beja, que não compareceu a qualquer sessão do julgamento, nem foi detectado pelas autoridades para ser conduzido a tribunal, que estava acusado de um dos crimes em coautoria com o principal arguido, foi absolvido do mesmo.
Ibraima Li, vai continuar em prisão preventiva, no Estabelecimento Prisional de Beja, onde está desde 2 de abril do ano passado, a aguardar o trânsito em julgado do acórdão.
Teixeira Correia
(jornalista)


