Um jovem, de 24 anos, natural da Guiné-Bissau, residente em Beja, começa esta segunda-feira a ser julgado no tribunal daquela cidade, pela prática de cinco crimes de roubo agravado.
Um dos roubos foi praticado em coautoria com outro arguido, de 29 anos, natural de Cabo Verde e, também residente em Beja.
Os crimes foram todos praticados em plena via pública na cidade bejense, tendo como vítimas pessoas entre os 53 e os 81 anos.
De acordo com a acusação do Ministério Público (MP) de Beja a que o Lidador Notícias (LN) teve acesso, entre 22 de dezembro de 2024 e 31 de março de 2025, o principal arguido, fazendo uso da força e por esticão, roubou quatro fios de ouro e outros adereços, que as vítimas transportavam ao pescoço, no valor de 3.420 euros.
No roubo em coautoria com o outro arguido, fazendo uso de uma faca, roubaram uma carteira, com documentos e 200 euros em dinheiro, à vítima mais nova.
O principal dos arguidos está em prisão preventiva, no Estabelecimento Prisional de Beja, desde 2 de abril do ano passado, na sequência do último dos roubos, que levaram á junção de todos os outros processos que estavam em investigação. Já o arguido mais velho está em liberdade, mediante termo de identidade e residência (TIR).
Teixeira Correia
(jornalista)


