Beja: Voluntária, formadora do IEFP, ferida em Campeonato das Profissões.
A vítima foi atingida na face e na cabeça, tendo sido suturada e depois de avaliado o TAC a que foi sujeita no Serviço de Urgência do Hospital de Beja, foi transportada para o Serviço de Cirurgia Maxilo-Facial do Hospital de São José, em Lisboa.
A mulher de 37 anos ficou ontem ferida com gravidade, na sequência da queda de uma estrutura no interior de uma tenda onde decorriam atividades do Campeonato Nacional das Profissões, promovido pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Sofia Mercês, residente em Beja, formadora da instituição, trabalhava como voluntária no evento, no apoio ao concurso de cozinha, que estava a decorrer na Quinta de Santo António, na EN 260, a cerca de 8 quilómetros de Beja, na ligação a Serpa/ Espanha, quando um forte temporal se abateu sobre a região.
No interior da Quinta de Santo António, onde funciona o Serviço de Formação Profissional de Beja do IEFP, estavam mais de um milhar de pessoas, entre concorrentes, voluntários, jurados, público e muitas crianças até aos 12 anos, de diversas escolas do distrito que participavam no edifício principal numa mostra de profissões, tendo por precaução o espaço foi evacuado e todas as pessoas saíram em segurança.
No local e em permanência estava uma equipa de prevenção com 6 operacionais e 3 viaturas e foram eles que rapidamente assistiram a vítima e a transportaram para o hospital, procedendo também à evacuação do espaço em segurança.
Após o acidente as provas foram suspensas e o encerramento dos “SkillPortugal-Alentejo 2018” vai ocorrer esta sexta-feira em Sines, com a entrega dos prémios.
Teixeira Correia
(jornalista)