Na próxima terça-feira, dia 22 de julho, o Centro Alqueva acolhe o primeiro evento desenvolvido em parceria com a Ciência Viva, no âmbito do programa Ciência Viva no Verão 2025. Uma experiência envolvente que liga engenharia, território e sustentabilidade.
Alqueva-da engenharia ao desenvolvimento do território, convida o público a descobrir os bastidores do maior projeto hidroagrícola de Portugal, através de exposições imersivas e modelos que explicam o funcionamento da barragem de Alqueva, da sua central hidroelétrica e da vasta rede de canais que interliga barragens e transporta água para milhares de pessoas e para extensas áreas agrícolas.
Os participantes terão ainda a oportunidade rara de visitar o interior de uma galeria técnica da barragem. Trata-se do primeiro de três eventos temáticos a realizar este verão no Centro Alqueva, um espaço dedicado à interpretação e valorização do projeto de Alqueva.
Esta participação no programa Ciência Viva no Verão reforça o compromisso da EDIA com a divulgação científica, a educação ambiental, as energias renováveis, a gestão sustentável da água e a valorização do território.
A participação é gratuita, destinada a adultos, famílias e crianças a partir dos 6 anos. Inscrição obrigatória através do site Ciência Viva. Vagas limitadas a 20 participantes.
Programa | 22 de julho: 12h00 | Receção no auditório- Visita guiada ao Centro Alqueva. Explicação dos modelos exteriores: Produção de energia (sistema reversível) e Rede de rega (distribuição de água). Visita às galerias da Barragem de Alqueva.