Cinco Réis (Beja): Bombeiros chamados de madrugada para ajudar três estudantes universitárias.


Três estudantes universitárias, com idades compreendidas entre os 18 e os 20 anos, saíram na madrugada deste domingo com vida das águas da Praia Fluvial dos Cinco Réis, em Beja, depois de viverem grandes momentos de aflição.

As vítimas, estudantes do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), não são naturais da cidade, e estavam acompanhadas de colegas do sexo masculino que deram o alerta para o 112, depois de perceberem que as jovens atravessam dificuldades para sair da água gelada.

O alerta para os Bombeiros Voluntários de Beja (BVBeja) foi dado às 06,30 horas através do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), mas quando aqueles chegaram ao local já as jovens estavam fora de água.

De acordo com fonte dos bombeiros, “as raparigas apresentavam evidentes sinais de hipotermia e ingestão de bebidas alcoólicas”, acrescentando que se “a praia tivesse ondulação não saiam de dentro de água ilesas”, justificou. O Lidadsor Notícias (LN) apurou que poderia ter sido uma tragédia como o da Praia do Meco, em Sesimbra, onde na noite de 13 de dezembro de 2013, morreram seis estudantes da Universidade Lusófona.

As três vítimas, consideradas leves, foram transportadas para o Serviço de Urgência do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, de onde já tiveram alta médica. No socorro às vítimas estiveram sete operacionais dos BVBeja, apoiados por três veículos e uma patrulha da GNR.

Inaugurada em junho de 2020, a Praia Fluvial dos Cinco Réis, está instalada na albufeira com o mesmo nome, faz parte do sistema de Alqueva, foi criada pelo Município de Beja, e está localizada a cerca de 7 quilómetros da cidade alentejana.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg