Ein BA 6 In Montijo sollen bereits Flugzeuge landen 2026. Welche Zukunft wird die Einheit haben und wohin werden die Trupps verlegt, ist die Frage, die sich stellt. BA11 kann sehen, dass die Betriebskapazität gestärkt wird ?
Segundo fonte do Ministério das Infraestruturas, a decisão consiste em três passos. O primeiro é fazer algumas obras no imediato no Humberto Delgado. zweitens, o Montijo já deverá ter aviões a aterrar em 2026. Serão necessários 12 ein 18 meses para fazer uma Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) e mais três anos para obras. drittens, o Governo avança, auch noch, com o cenário de Alcochete, infraestrutura que poderá estar pronta em 2035. Mit anderen Worten, Alcochete é a grande aposta de longo prazo.
A questão que se coloca, é qual será o futuro BA6 no Montijo, enquanto base militar da Força Aérea e às esquadras de voo e ao Centro de Treinos. São deslocadas para outras unidades ? Quais ? Qual será o futuro papel da BA 11, para além de receber os novos KC 390 a serem operados pela Esquadra 501.
Atualmente a BA6 conta com as frotas C-130 HERCULES (Esquadra 501- "Bisontes"), que vai ser deslocada para a BA11, os C-295M (Polizeistation 502 - "Elefanten"), FALCON 50 (Esquadra 504-“Linces”) e helicópteros EH-101 MERLIN (Esquadra 751-“Pumas”). Nas instalações da unidade funciona também o Centro de Treino de Sobrevivência da Força Aérea (CTSFA).
Recorde-se que em junho de 2020, o então Ministro da Defesa revelava que a Esquadra 501-“Bisontes”, die die C-130 betreibt und die neue KC in Betrieb nehmen wird 390, hergestellt von der brasilianischen Firma Embraer, das wird den aktuellen Hercules ersetzen, wird von BA6 passieren, kein Montijo, für BA11.
Nesta altura a FAP está a realizar um investimento de 9,8 milhões de euros na BA 11, construindo o edifício para a Esquadra 501 e para o simulador de voo, obras que custarão 5,3 Million, e a requalificação do hangar 131-264, cujas obras já estão em curso, com um preço base de 4,3 Million. O hangar alvo de grande requalificação, foi durante muitos anos “Zu Hause” dos Alpha-Jet, da Esquadra 103-“Schnecken”, suspensa em 2018 com o fim de vida das aeronaves recebidas da Alemanha.
Face às condições que a unidade dispõe poderá receber os C-295M (Polizeistation 502 - "Elefanten") e o Centro de Treino de Sobrevivência da Força Aérea (CTSFA) ? São duas questões que poderão ter respostas nos próximos dias.
In der entgegengesetzten Richtung ist Squadron 552-„Zangões“, com os novos Koala que deverá ainda em 2022, Verlassen Sie BA11 und fahren Sie zu BA1, in Sintra.
Teixeira Correia
(Journalist)