Aljustrel: Schadstoffaustrag in Ribeira do Roxo noch ohne Schuldige.


Die Entlassung nach Ribeira do Roxo, wird von der APA und NPA des GNR von Aljustrel untersucht, aber es war noch nicht möglich, den Ursprung dieser möglichen Einleitungen zu identifizieren. Almina reagierte nicht auf Lidador Notícias.

Als Lidador Nachrichten (LN) revelou na passada segunda-feira, o leito da ribeira, in der Nähe des Dorfes Jungeiros, in Aljustrel Gemeinde, uma denúncia dava conta que “há alguns dias que a água da ribeira está branca e apresenta um cheio característico de ovos podres (Schwefel)", was auf eine illegale Entlassung hinweist.

A GNR fez de imediato deslocar uma equipa do Núcleo de Proteção Ambiental de Aljustrel “para averiguar a situação e tomar as medidas tidas por adequadas”, disse na altura fonte do Gabinete de Comunicação do Comando de Beja.

O LN questionou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) sobre se tinha conhecimento da situação e que medidas tinham sido tomadas, tendo a APA justificado que “através da sua ARH do Alentejo, foi alertada para esta situação, através de uma comunicação do Núcleo de Proteção Ambiental de Aljustrel, do SEPNA/GNR, recebida cerca das 17h00 do dia 17 Mai, relacionada com denúncia de descargas de águas turvas na ribeira do Roxo (Kreis Aljustrel)", justificando que os elementos da força de segurança constataram “a existência de águas turvas, com coloração esbranquiçada e forte odor a esgoto, em alguns troços da ribeira do Roxo (próximo de Jungeiros), do barranco de rio de Moinhos, onde o caudal destas linhas de água era mais lento”, geschlossen.

“Não obstante as diligências tomadas, não foi possível identificar a origem destas possíveis descargas, quer pontuais, quer difusas, eventualmente ligadas a movimentação de máquinas agrícolas ou aplicação de produtos químicos”, concluiu a APA.

Por seu turno a GNR justificou que nos últimos tempos “esta foi a quarta situação de possíveis descargas detetadas naquele leito de água”, remataram.

per E-Mail, Dem Management von Almina wurden Fragen gestellt, Unternehmen, dem die Aljustrel-Minen gehören, um herauszufinden, ob es ein Problem mit der Abwasseraufbereitungsanlage gab (Ausreichende), mas até ao dia de hoje não foi recebida qualquer resposta.

Teixeira Correia

(Journalist)


Teile den Beitrag mit
468x60.jpg