Die Irrigatoren, vertreten durch FENAREG, sind in Schockstarre und halten die vorgeschlagene Revision der Wasserpreise und den Notfallplan für die Bewässerung für unanständig, präsentiert von EDIA auf der Ratssitzung zur Überwachung der Bewässerung in Alqueva, letzter tag 1 Februar.
Em Comunicado a FENAREG sustenta que “a proposta de revisão de preços, duplica as tarifas da água para rega, situação a todos os títulos inaceitável, que condena a utilização da água para a grande maioria das culturas agrícolas”.
Essa proposta de revisão de preços, segundo a federação “duplica as tarifas da água para rega, situação a todos os títulos inaceitável, que condena a utilização da água para a grande maioria das culturas agrícolas, com consequências gravíssimas para o setor agrícola, a economia nacional e a coesão territorial”.
A finalizar os regantes sustentam que “também a viabilidade dos perímetros de rega confinantes, que estão ligados a Alqueva, fica em risco com esta proposta”.
A FENAREG recorda que desde o início do projeto era sabido que o ponto crítico do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva é o custo energético de transporte da água até onde é necessária, e por essa razão o projeto contemplou a construção de uma central hidroeléctrica, financiada pelos fundos agrícolas, para compensar esses mesmos custos.
A posição de todos os membros do Conselho foi consensual e, entsprechend, a FENAREG apela aos ministros da tutela, Landwirtschaft, Ambiente e Finanças, mas principalmente ao Senhor Primeiro-Ministro, que intervenha nesta matéria que coloca em causa o sucesso de Alqueva, a economia de toda uma região e a agricultura ao nível nacional.