Baum des Jahres: Oliveira do Peso, Pedrogão, Vidigueira, drittens.


A Oliveira do Peso, befindet sich in Pedrogão, Kreis Vidigueira, belegte beim Wettbewerb „Baum des Jahres“ den dritten Platz, gewonnen von der japanischen Kamelie von Quinta de Margaride, in Mesão Frio, Guimarães.

O exemplar vencedor já tinha sido classificado como de interesse público e vai representar Portugal a nível europeu.

A camélia-japoneira da Quinta de Margaride, in Mesão Frio, Guimarães, foi a vencedora do concurso, mit 3 900 Stimmen, seguida do Sobreiro do Rei, in Mafra, mit 3 075 votos e pela Oliveira do Peso, em Pedrogão, Vidigueira, mit 2 988 Stimmen. A árvore vencedora vai ser a representante nacional no concurso Tree of the Year 2024, cujo vencedor, in 2018, foi o sobreiro assobiador de Águas de Moura. Portugal já teve seis árvores finalistas neste certame.

A camélia vencedora da 7ª edição do concurso terá aproximadamente 300 anos e foi considerada como de interesse público pelo despacho nº 837/2022, do Ministério do Ambiente e Ação Climática. O exemplar tem 6,30 metros de diâmetro e 6,15 de altura e a copa está topiada (podada) em forma de campânula. Esta árvore encontra-se no terreiro da Casa de Margaride, junto a um tanque de pedra onde a água corre permanentemente.

OLIVEIRA DO PESO | candidata a Árvore Europeia do Ano

Pela sua significância patrimonial, a oliveira milenar mais antiga da Herdade do Peso, em Pedrógão do Alentejo, in der Gemeinde Vidigueira, encontrava-se entre as candidatas a árvore europeia do ano no Tree of the Year 2024.

Trata-se da oliveira datada mais antiga do país com 3712 jährige Geschichte, estava entre as 10 finalistas que poderão representar Portugal na edição europeia.

Este concurso visa destacar a importância das árvores antigas na herança cultural e natural das regiões e, entsprechend, o Município de Vidigueira candidatou a Oliveira do Peso.

Teixeira Correia

(Journalist)


Teile den Beitrag mit
468x60.jpg